Marktest lança ranking mensal de podcasts
O serviço pode ser subscrito por todos os operadores de podcasting a operar no mercado nacional. Bauer Media, a Impresa, o Observador e a Renascença Multimédia integram o estudo.
A audiência dos podcasts vai começar a ser auditada pela Marktest. A empresa que mede as audiências de rádio e também de sites, vai lançar o Pod_Scope, um serviço de medição de áudio digital, agregado mensalmente num ranking. A Bauer Media, a Impresa, o Observador e a Renascença Multimédia integram o estudo.
O serviço será aberto à subscrição de todos os operadores de podcasting a operar no mercado nacional, que utilizem plataformas de distribuição com os requisitos técnicos necessários e adiram aos critérios IAB de contabilização de podcasts, explica a empresa.
Para cada podcast, além dos dados de caracterização (género temático, publisher e número de novos episódios lançados desde o ranking anterior), o Pod_Scope Rank apresentará mensalmente os resultados obtidos durante esse período para as métricas principais que servirão de base ao ranking: downloads acumulados do mês; downloads médios por semana; elisteners (equipamentos/apps) médios por semana, descreve a Marktest.
“Este lançamento é um marco importante para o mercado de áudio em Portugal. Com o Pod_Scope Rank teremos uma medição independente e auditada para o universo dos podcasts, o que trará mais informação e conhecimento sobre estas plataformas para todos os players da indústria dos media”, diz citado em comunicado José Manuel Oliveira, CEO da Marktest.
O objetivo é que esta medição auditada contribua para conhecer em maior detalhe a dimensão e o valor deste mercado de áudio digital, “assumindo-se como uma fonte indispensável de informação para todo o mercado: publishers, criadores de conteúdos e todo o público consumidor de podcasts”.
De acordo com dados da Marktest, 23% da população portuguesa já consome podcasts, hábito que tem vindo a crescer.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.