Mondim de Basto inaugura museu com ambições turísticas
Com um investimento de 80 mil euros na criação de um novo espaço cultural, concelho transmontano quer trazer turismo à região e combater a sazonalidade no território.
A Câmara Municipal de Mondim de Basto inaugura esta sexta-feira o museu municipal, investimento de 80 mil euros realizado com apoio de fundos comunitários.
Bruno Ferreira, presidente da autarquia transmontana, destaca, ao ECO/Local Online, que “um dos grandes desafios dos territórios como Mondim de Basto é combater a sazonalidade turística. No Verão temos as romarias, atividades fluviais e as levadas do Alvão, que permitem percorrer o território no ciclo da água. Este museu é mais uma ferramenta que irá ajudar” a economia do concelho, explica.
O museu passa a ser “um espaço de preservação cultural e desenvolvimento económico do concelho”, acrescenta.
“Decidimos reabilitar o edifício do museu municipal que se encontrava fechado há anos. Vai concentrar no local património material e imaterial do concelho, que entendemos que merecia este reconhecimento”, detalha.
Com tradições entre Trás-os-Montes e Douro, nomeadamente a romaria dos romeiros de Santiago — festa anual em junho que reúne turistas e locais vestidos à época –, o museu municipal manterá a ligação à função original de lagar de azeite, incluindo a maquinaria. Os visitantes poderão conhecer o ciclo tradicional do azeite, desde o ciclo da apanha até ao processo de fabricação.
Agricultura, produção de mel e a criação da raça bovina maronesa estarão igualmente em exposição neste espaço, onde haverá ainda lugar para as artes locais, com atuações de três ranchos folclóricos e de um grupo de bombos, e valorização do património arqueológico do concelho. Neste particular, os visitantes conhecerão o Castro do Castroeiro, numa maqueta que permitirá perceber como se vivia há mais de 5.000 anos, na idade do ferro, explica o autarca, que tem a ambição de criar ali um ponto de ligação à academia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mondim de Basto inaugura museu com ambições turísticas
{{ noCommentsLabel }}