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ANAC lança campanha para recrutar os profissionais da aviação do futuro

Carla Borges Ferreira,

"Não tem sido fácil atrair e reter talento para o setor, pelo que a ANAC considera que é o momento de congregar esforços", justifica Ana Vieira da Mata, presidente da ANAC.

“As Tuas Asas começam aqui”. É este o mote para a campanha que a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) vai lançar esta sexta-feira e que pretende inspirar jovens e jovens adultos a explorar as oportunidades que o setor da aviação oferece.

“A aviação está num momento verdadeiramente crucial, com desafios crescentes no domínio da sustentabilidade ambiental, económica e social. O setor é decisivo para garantir a conectividade global, a mobilidade internacional e o desenvolvimento económico, o que torna essencial que as futuras gerações estejam bem preparadas para enfrentar esses desafios, que exigem soluções inovadoras e profissionais capacitados para lidar com questões cada vez mais complexas“, começa por enquadrar ao +M Ana Vieira da Mata, presidente da ANAC.

De acordo com a responsável, um dos desafios mais relevantes é precisamente a escassez de mão-de-obra qualificada em algumas áreas da aviação.

Em 2018, recorda, a Organização Internacional da Aviação Civil estimava para a Europa, para o período de 2017 a 2037 e com base nos níveis de tráfego registados à altura, a necessidade de 111.236 novos pilotos, 23.540 controladores de tráfego aéreo, 132.690 novos técnicos de manutenção e 187.882 novos profissionais de cabine. “Se considerarmos que os níveis de tráfego estimados à data, foram largamente ultrapassados, conclui-se que os valores de procura de profissionais qualificados para o setor serão mais expressivos”, conclui Ana Vieira da Mata.

Preparar a nova geração de profissionais da aviação civil é, assim, “um imperativo estratégico para garantir que o setor continue a crescer de forma segura, eficiente, inovadora e sustentável“.

Em Portugal, reconhece, “este tem sido um constrangimento identificado por vários stakeholders, inclusive pelo regulador. Não tem sido fácil atrair e reter talento para o setor, pelo que a ANAC considera que é o momento de congregar esforços” com o objetivo de divulgar as profissões na aviação e inspirar jovens talentos a seguir carreira no setor.

Mulheres na Aviação, inclusão e diversidade, divulgação do setor junto da comunidade educativa e desenvolvimento de competências e retenção de talento são os quatro eixos de atuação da campanha, que prevê a criação de uma plataforma digital com informação sobre o setor — desde as profissões, os cursos disponíveis, as entidades formadoras, os parceiros associados, as iniciativas que esses parceiros desenvolvem neste domínios –, a participação em escolas e universidades em eventos sobre a divulgação das profissões, visitas de estudo das escolas a empresas do setor, fomentar a produção de estudos e outras iniciativas académicas e partilha das melhores práticas com congéneres.

Em termos de media, e sem avançar valores, Ana Vieira da Mata diz quetendo em conta o público alvo, será dada especial relevância à utilização do meio digital e redes sociais, com a colaboração dos parceiros“, descreve. A campanha insere-se no âmbito das comemorações dos 95 anos do Conselho Nacional do Ar.

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