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Da Nestlé para a Worten. Andreia Vaz é a nova head of brand e customer experience da marca da Sonae

Carla Borges Ferreira,

Está escolhida a nova diretora de marca e comunicação da Worten, função em aberto desde o verão e que agora também agrega a área de CX. Ao +M, Andreia Vaz traça os objetivos para as novas funções.

 

Andreia Vaz, head of brand e CX da Worten, em entrevista ao ECO/+MHugo Amaral/ECO

Cerca de meio ano após a saída de António Fuzeta da Ponte para a Nos, a Worten tem uma nova diretora de marca e comunicação. Trata-se de Andreia Vaz, até aqui marketing & innovation director na Nespresso Portugal, e vai acumular também o pelouro de customer experience (CX), integrando as equipas de serviço ao cliente e CMI (consumer market intelligence) , avança a empresa ao +M.

“Quando a Worten me convidou para assumir este cargo, confesso que fiquei curiosa para perceber o que poderia eu acrescentar à Worten. Lançaram-me o duplo desafio de liderar a equipa de Marca e Comunicação e a área de Customer Experience, com o objetivo de fortalecer, mais ainda, a conexão e a proximidade da marca com os consumidores nestas duas vertentes. É uma posição desafiante para a qual tenho grandes expectativas. Estou entusiasmada por trabalhar com uma equipa que agora duplicou e a fortalecer a estratégia da Worten e impulsionar o crescimento da marca nos próximos anos”, diz a profissional ao +M.

Andreia Vaz explica que as áreas de marca e de customer experience já funcionavam de forma próxima e alinhada. “Este novo cargo vem, sobretudo, trazer uma visão mais global e ao mesmo tempo mais alinhada na comunicação com foco no cliente, permitindo uma maior sinergia na forma como a marca se posiciona no mercado, para que a experiência do cliente seja, cada vez mais, um reflexo contínuo da identidade da marca”, justifica.

Quanto aos maiores desafios nas novas funções, a profissional, que tem cerca de 25 anos de experiência em marketing de consumidor e inovação, começa por referir que “a Worten é uma marca líder no seu setor em Portugal, com uma estratégia de marca forte e muito bem definida, com resultados reconhecidos que se destacam no mercado“. “Embora já tenha estado no Grupo Sonae, na minha passagem pela Optimus, o retalho é um setor novo e um desafio do qual espero estar à altura. Espero poder trazer a minha experiência em inovação e que isso possa acrescentar mais à marca e à nossa forma de comunicar com o cliente”, resume.

Quanto a alterações na linha de comunicação, Andreia Vaz admite que possam surgir, mas não para já. “Primeiro há que conhecer bem a marca e a sua dinâmica”, diz. Depois, “como com qualquer boa estratégia, a linha de comunicação tem vindo a evoluir ao longo dos anos. O nosso objetivo passará sempre por reforçar a relação, a confiança e a proximidade com os consumidores, e agora vamos poder fazê-lo de forma mais integrada“.

A entrar na Worten, o primeiro passo será conhecer bem a marca e a sua dinâmica, conhecer e trabalhar com a sua nova equipa que também é nova na Worten e perceber os desafios e as oportunidades de cada área. “A partir daí, vamos trabalhar em conjunto para alinhar estratégias que reflitam a visão da marca”, resume.

Andreia Vaz começou a carreira na Media Capital, onde foi product manager da Mix FM e Cidade FM. Seguiu-se a experiência na Optimus (atual Nos) como advertising brand manager, de 2003 a 2007, e na Diageo, onde começa em Portugal, passa pelo trade marketing, brand management e innovationcommercialisation. Ruma então a Londres, para começar um percurso na Inovação começando pelo cargo de european senior innovation manager, passando mais tarde para a equipa global de inovação — Global Futures Team — como senior innovation manager.

Em 2015, ainda em Londres, foi convidada para se juntar à Merlin Entertainments (operador mundial de atrações de Location Based Entertainment) como global senior creative director, onde foi responsável a nível global pelo pipeline estratégico de criação de novos produtos e respetiva supervisão criativa nas atracões físicas de marcas como Legoland Discovery Centres, Madame Tussauds ou Sea Life Aquarium. Ainda na Merlin, assume mais tarde a posição de global brand marketing directorinnovation brands.

Ao regressar a Portugal, em 2020, junta-se à Nestlé Portugal como head of CMI, strategy and innovation e, mais tarde, assume o cargo de innovation & digital transformation diretor para a Nestlé Iberia. Em 2023, depois de ter sido mãe, regressou à Nestlé como marketing & innovation director da Nespresso Portugal.

A Worten foi, em outubro, a 10ª maior anunciante do país, de acordo com dados MediaMonitor.

 

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