Marketing

As tendências de marketing de influência para 2025, segundo a SocialTalk

Rafael Ascensão,

O crescimento do social commerce e das shoppable live streams, a aposta em micro e nano influenciadores e em parcerias de longo prazo são algumas das tendências apontadas.

O marketing de influência tem passado por diversas transformações ao longo da última década, ao sabor das novas tendências de consumo de conteúdos, dos novos formatos e das novas tecnologias.

As tecnologias que têm por base inteligência artificial (IA) são também uma tendência cada vez mais significativa, seja na identificação e análise de influenciadores e na forma como os seus públicos se alinham com o target de uma marca, seja na crescente disseminação de influenciadores virtuais ou avatares e na sua popularidade.

Com o aproximar de 2025, o marketing de influência vai assim continuar a adaptar-se às principais tendências que pautam o cenário digital. Eis as previsões da SocialTalk para este segmento de comunicação no próximo ano.

Aposta em micro e nano influenciadores

As marcas estão a trabalhar cada vez mais com micro (10 mil a 50 mil seguidores) e nano influenciadores (menos de 10 mil seguidores) devido às suas taxas de engagement mais elevadas. Segundo se refere no “Influencer Marketing trends 2025“, da SocialTalk, estes influenciadores “geralmente têm uma conexão mais pessoal e de confiança com os seus seguidores, o que leva a uma maior credibilidade e impacto”.

Neste sentido, espera-se que em 2025 os micro e nano influenciadores se tornem ainda mais importantes, à medida que as marcas procuram conexões autênticas que os influenciadores de maior dimensão nem sempre conseguem proporcionar.

“Ao aproveitar estes influenciadores, as marcas podem atingir nichos de mercado de forma mais eficaz, envolver o público de uma forma mais profunda e promover conversas orgânicas que impulsionam a fidelidade à marca“, refere-se no estudo. Além disso, os micro e nano influenciadores ficam mais em conta para as marcas em comparação com influenciadores de maior dimensão, o que os torna numa “escolha prática para marcas que procuram maximizar os seus orçamentos de marketing ao mesmo tempo que mantêm a sua autenticidade“.

Enfatização no conteúdo autêntico

Com os consumidores a estarem cada vez mais atentos a conteúdos não autênticos ou excessivamente patrocinados, os influenciadores que partilham experiências reais (incluindo aspectos positivos e negativos dos produtos) estão a ganhar mais credibilidade e confiança.

Esta mudança está assim a encorajar as marcas a concentrarem-se na narrativa em detrimento da publicidade direta, uma vez que o público prefere conteúdos que se pareçam mais com uma recomendação pessoal e não tanto com um anúncio. Além disso, as marcas estão também a incentivar os influenciadores a produzir conteúdo “nos bastidores”, ou seja, em que mostrem o processo de uso de um determinado produto ou outros tipos de conteúdos que ajudem a criar uma conexão emocional com o público.

“Ao permitirem aos influenciadores a liberdade criativa para apresentarem conteúdo com a sua própria voz e estilo, as marcas podem garantir uma mensagem mais orgânica e atraente. Em 2025, a autenticidade permanecerá no centro das estratégias de marketing de influência bem-sucedidas, incentivando marcas e influenciadores a serem mais transparentes“, lê-se no “Influencer Marketing trends 2025”.

Reforço das parcerias de longo prazo entre marcas e influenciadores

Em vez de colaborações pontuais, as marcas estão a optar por parcerias de longo prazo com os influenciadores, de forma a construir mensagens de marca mais fortes e consistentes, o que ajuda a fomentar a lealdade entre o influenciador, a marca e o público.

“Parcerias de longo prazo permitem que os influenciadores desenvolvam uma compreensão mais profunda da marca, dos seus produtos e valores, o que leva a parcerias mais genuínas e convincentes. Essas colaborações permitem que os influenciadores criem narrativas e histórias contínuas que podem evoluir ao longo do tempo, criando antecipação e conexões mais profundas com o público”, explica o estudo.

Ao investir em relacionamentos de longo prazo, as marcas podem criar um sentimento de continuidade que ajuda a reforçar a sua identidade na mente dos consumidores, conduzindo, em última análise, a uma maior retenção e fidelidade dos clientes“, acrescenta-se.

Utilização de IA na identificação e análise de influenciadores

Com a inteligência artificial (IA) a ser usada para identificar influenciadores cujos públicos se alinham com o target de uma marca, as marcas podem tomar decisões informadas na escolha dos influenciadores para parceiros. A IA pode ainda prever quais os influenciadores que têm maior probabilidade de gerar o maior retorno sobre o investimento feito, tendo por base dados de campanhas anteriores.

A análise feita através de IA pode também ajudar a detetar seguidores falsos e métricas de engagement inflacionadas, bem como a monitorizar o desempenho de uma campanha em tempo real, a otimizar o conteúdo ou a prever tendências.

Neste sentido, em 2025, a IA “vai continuar a desempenhar um papel fundamental em tornar as campanhas de marketing de influência mais baseadas em dados e personalizadas. Ao aproveitar os insights baseados em IA, as marcas podem criar campanhas mais eficazes e direcionadas, garantindo um melhor alinhamento entre a mensagem da marca e o público do influenciador. Essa abordagem centrada em dados ajudará as marcas a maximizar o engagement, melhorar a satisfação do cliente e alcançar taxas de conversão mais altas”, aponta o estudo.

Crescimento do social commerce e das shoppable live streams

As redes sociais estão, de forma crescente, a incorporar mais recursos que visam permitir aos consumidores comprar produtos diretamente a partir dos conteúdos dos influenciadores, o que facilita a descoberta de produtos por parte dos consumidores.

Segundo a análise da SocialTalk, é espectável que as shoppable live streams, nas quais os influenciadores apresentam produtos em tempo real, “cresçam significativamente à medida que as marcas aproveitam o imediatismo e a conveniência do social commerce. Essas transmissões ao vivo criam uma sensação de “urgência e entusiasmo”, o que muitas vezes leva a taxas de conversão mais altas em comparação com a publicidade tradicional.

Em 2025, o social commerce deverá expandir-se para incluir recursos mais imersivos e interativos — como testes de realidade aumentada que permitem aos consumidores visualizar os produtos antes de fazer uma compra — sendo que a integração da personalização orientada através de IA nas experiências de compra “aumentará ainda mais o envolvimento do utilizador, adaptando as recomendações de produtos às preferências individuais do consumidor”.

Neste sentido, “as marcas terão de desenvolver estratégias que aproveitem todo o potencial do social commerce e colaborem com influenciadores que possam efetivamente envolver e converter os seus públicos nestes ambientes dinâmicos“, refere-se no estudo.

Maior foco na diversidade e representação

Tendo em conta uma exigência crescente por parte dos consumidores para que as marcas sejam inclusivas, estas estão a optar por se associarem a influenciadores que reflitam diferentes origens, estilos de vida e experiências, de forma a garantir que as suas mensagens atinjam um público mais diversificado.

“Ao colaborar com influenciadores que representam diversas comunidades, as marcas podem criar campanhas que refletem genuinamente o mundo em que vivemos, tornando as suas mensagens mais impactantes. Em 2025, a diversidade e a inclusão desempenharão um papel fundamental nas campanhas de influenciadores, à medida que o público favorece cada vez mais marcas que se alinham com os seus valores“, observa-se.

Crescimento do conteúdo gerado por trabalhadores enquanto ferramenta de marketing

O conteúdo gerado pelos trabalhadores está a ganhar relevância nas estratégias de marketing. Ao incentivar os trabalhadores a partilharem as suas experiências e insights, as marcas conseguem acrescentar uma “voz autêntica” às suas campanhas, sendo expectável que esta tendência cresça à medida que mais empresas reconhecem o valor dos seus próprios colaboradores como embaixadores da marca.

No próximo ano, “é provável que mais marcas desenvolvam programas para incentivar a participação dos trabalhadores na criação de conteúdos, dando formação, incentivos e diretrizes claras para garantir consistência e qualidade. Isso ajudará a criar um fluxo constante de conteúdo autêntico que apoie os objetivos gerais de marketing da marca. As marcas que aproveitarem eficazmente a voz dos seus colaboradores terão uma vantagem significativa na construção de confiança, na promoção da comunidade e no aumento da sua credibilidade no mercado“.

Ascensão de influenciadores virtuais e avatares

Com os influenciadores virtuais e os avatares a ganharem popularidade dentro do marketing de influência, as marcas têm recorrido a estas figuras para interagir com o público de formas criativas e inovadoras, até porque estes influenciadores virtuais — gerados também através de IA — podem ser projetados para se alinharem na perfeição com os valores e imagem de uma marca, permitindo também um total controlo sobre o seu comportamento e mensagens.

Em 2025, espera-se que o crescimento dos influenciadores virtuais continue, com os avanços tecnológicos – nomeadamente no campo da IA – a permitirem que estes avatares se tornem ainda e cada vez mais realistas e interativos.

No entanto, a utilização de influenciadores virtuais também “levanta questões éticas sobre transparência e autenticidade“, alerta-se nas previsões da SocialTalk, uma vez que os consumidores “podem nem sempre estar cientes de que estão a interagir com uma persona gerada por computador, o que pode levar a preocupações sobre manipulação e confiança”. Neste sentido, “as marcas devem garantir que são transparentes sobre a natureza dos influenciadores virtuais e fornecer informações claras para manter a confiança do público“.

Aumento do uso de vídeos curtos e de live streaming

A utilização de vídeos curtos e de live streaming aumentou significativamente nos últimos anos, esperando-se que esta tendência continue a crescer em 2025. Plataformas como TikTok, Instagram (Reels) ou o YouTube (Shorts) tornaram os conteúdos de vídeos curtos (normalmente com menos de 60 segundos) muito populares, uma vez que são altamente envolventes, fáceis de consumir e provaram ser eficazes em captar a atenção.

Nesta ótica, as marcas vão colaborar cada vez mais com influenciadores na criação de conteúdos curtos que se alinhem com as tendências virais, de forma a garantirem que as suas mensagens permaneçam relevantes e oportunas.

O live stream está também a ganhar expressão enquanto ferramenta para o marketing de influência, uma vez que proporciona aos influenciadores a capacidade de se conectarem com o público em tempo real, numa experiência interativa e envolvente.

A combinação de vídeos curtos e de live stream oferece às marcas a oportunidade de criar uma estratégia de conteúdo completa que inclui conteúdo rápido e atraente e envolvimento interativo mais profundo. Em 2025, as campanhas de marketing de influenciadores bem-sucedidas provavelmente incorporarão ambos os formatos para maximizar o envolvimento do público e impulsionar o reconhecimento da marca“, preconiza a SocialTalk.

Crescimento dos influenciadores que vendem os seus próprios produtos

Outra tendência crescente no marketing de influência passa pelos influenciadores lançarem e venderem os seus próprios produtos, com os influenciadores a aproveitarem a confiança e a credibilidade pré-estabelecida com o público para criar novos fluxos de receita.

Em 2025, é esperado que mais influenciadores aproveitem esta oportunidade para diversificar os seus rendimentos e se estabelecerem enquanto empreendedores, o que também apresenta uma “oportunidade para as marcas colaborarem com influenciadores na cocriação de produtos, o que pode resultar numa parceria win-win, onde tanto a marca como o influenciador têm interesse no sucesso do produto”.

Em 2025, a tendência de os influenciadores se tornarem empreendedores continuará a remodelar o panorama do marketing de influenciadores, oferecendo novos caminhos para a criatividade, o crescimento dos negócios e o envolvimento do consumidor“, refere ainda a SocialTalk.

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