A competir com a oferta de carros novos, o objetivo de Jorge Aguiar é “tornar a marca Mercedes-Benz Certified uma referência ibérica”
Tornar a Mercedes-Benz Certified "bem conhecida na região Ibéria" e fazer da marca uma 'porta de entrada' para a Mercedes-Benz é o objetivo de Jorge Aguiar, agora diretor ibérico de re-marketing.
“Tornar a marca Mercedes-Benz Certified uma referência em Portugal e Espanha e que os nossos potenciais clientes vejam nesta marca a nova ‘porta de entrada’ para a marca Mercedes-Benz”. É este o principal objetivo de Jorge Aguiar, desde 2011 diretor de marketing e comunicação da Mercedes-Benz Portugal e, atualmente, com a criação da Mercedes Benz-Iberia, diretor ibérico de re-marketing Mercedes-Benz Certified.
Jorge Aguiar assumiu então, explica ao +M, a responsabilidade pelo mercado espanhol e português para o programa de marca de seminovos – Mercedes-Benz Certified –, ou seja, viaturas seminovas que se posicionam como a ‘porta de entrada’ na marca.
“Com o novo reposicionamento da Mercedes, cada vez mais luxury, os modelos de entrada Classe A e B serão substituídos por uma nova geração de modelos que irão começar num segmento um pouco mais acima em termos de preço, sendo o novo CLA o primeiro modelo a surgir já em 2025″, enquadra.
Assim, “com este reposicionamento da marca, deixamos de estar presentes numa parte numa parte significativa do mercado de novos, pelo que, de modo a manter uma oferta neste segmento de mercado, iremos usar a marca Mercedes-Benz Certified onde oferecemos seminovos a preços mais competitivos“, explica.
Ou seja, a ideia é que o cliente que antes comprava um Classe A ou B passe agora a adquirir modelos de segmentos superiores a preços mais simpáticos, com um conjunto de garantias de promessas de marca que passam pela possibilidade de ter garantia, viatura de substituição, financiamento da marca, contratar manutenção, e nos veículos elétricos, garantias adicionais para as baterias e um histórico real da viatura, descreve.
“O principal objetivo é oferecer uma gama de modelos seminovos atrativos e com garantias do programa e, com isso, qualquer cliente poder optar por um Mercedes-Benz seminovo em detrimento de um outro veículo novo da concorrência“, resume o agora responsável ibérico por este novo segmento. “Iremos competir com viaturas novas de outras marcas, com uma oferta muito diferenciada dentro da nossa gama de modelos”, frisa.
Em Portugal e Espanha, a estratégia e objetivos são idênticos. “Sinceramente, já não trabalhamos para Portugal e Espanha separadamente, pois a equipa é totalmente ibérica, com cerca de 11 colaboradores – sete em Espanha e quatro em Portugal – e temos objetivos comuns que passam por satisfazer mais de 20 mil clientes ibéricos de seminovos”, responde quando questionado sobre as diferenças entre os dois mercados.
Para tornar a marca Mercedes-Benz Certified “bem conhecida na região Ibéria”, Jorge Aguiar vai apostar nas promessas de marca que tocam os potenciais clientes, com a comunicação “naturalmente concentrada em meios de divulgação generalista, entre a televisão, digital e ações locais de concessionários, que terão um papel fundamental nesta transição“, avança.
“Na realidade, não deixa de ser também uma forma de fidelizar clientes à nossa marca, podendo ‘saltitar’ entre novo e seminovo, consoante as necessidades do cliente em cada momento da sua vida“, aponta o diretor de marketing, que há cerca de uma década, e com Garrett McNamara como embaixador, deu escala internacional à onda da Nazaré e fez do surf território da marca.
Com a visão ibérica, em termos de responsabilidade dentro do grupo Mercedes, os dois países passam a estar na terceira posição em toda a Europa, apenas atrás da Alemanha e Inglaterra.
Jorge Aguiar iniciou a sua carreira como auditor e consultor na Arthur Andersen (atual Delloite), mas todo o seu percurso tem sido feito nas áreas de marketing e vendas, tendo passado pela indústria do grande consumo, farmacêutica e healthcare.
A entrada no setor automóvel dá-se em em 1997, na Rover Portugal, como Rover e MG Cars brand manager. Depois, de 2000 a 2004, foi diretor de marketing e gerente da MG Rover Portugal e, entre 2005 e 2011, marketing manager no BMW Group. De 2011 até meados deste ano, altura em que foi criada a Mercedes-Benz Iberia, liderou direção de marketing e comunicação da Mercedes-Benz Portugal.
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