Getty Images vai comprar Shutterstock para criar gigante dos bancos de imagem
A fusão fará nascer uma empresa avaliada em aproximadamente 3,7 mil milhões de dólares (cerca de 3,6 mil milhões de euros) que reforçará o investimento em IA e 3D.
O ano começa com mais um grande negócio mundial no setor audiovisual. As empresas de bancos de imagens Getty Images e a Shutterstock anunciaram que chegaram a um acordo definitivo para uma fusão que fará nascer uma empresa avaliada em aproximadamente 3,7 mil milhões de dólares (cerca de 3,6 mil milhões de euros).
A gigante chamar-se-á Getty Images Holdings e continuará a negociar na bolsa de Nova Iorque com o símbolo “GETY”. Apesar dos detalhes apresentados pelas partes, a transação ainda requer aprovações regulatórias e não existe uma previsão de data para a conclusão da mesma.
O objetivo é reforçar o investimento na área dos conteúdos a três dimensões (3D) e Inteligência Artificial. Como por exemplo? Criar um portefólio maior de produtos de conteúdo visual em imagens estáticas, vídeos, músicas, 3D e outros tipos de ativos.
“Com o rápido aumento da procura por conteúdo visual atrativo em todos os setores, nunca houve um momento melhor para nossos dois negócios se unirem. Ao combinar os nossos pontos fortes complementares, podemos abordar melhor as oportunidades dos clientes e, ao mesmo tempo, oferecer um valor excecional aos nossos parceiros, colaboradores e acionistas”, comentou o CEO da Getty Images, Craig Peters, que ficará também na presidência executiva desta nova sociedade.
Já o CEO da Shutterstock, Paul Hennessy, que também entra no conselho de administração da nova empresa, espera “que a fusão produza valor para os clientes e acionistas de ambas as empresas, capitalizando oportunidades de crescimento atrativas para impulsionar receitas combinadas, acelerando a inovação de produtos, realizando sinergias de custos significativas e melhorando o fluxo de caixa”.
O acordo prevê que os acionistas da Getty Images passem a deter aproximadamente 54,7%, enquanto os acionistas da Shutterstock ficarão com os restantes 45,3%. Na presidência do board ficará o empresário que dá nome à marca, Mark Getty, que atualmente é o chairman da Getty Images.
Quanto aos assessores da transação, as consultoras e bancos de investimento Berenson & Company, J.P. Morgan Securities Allen & Company LLC ficaram a cargo da assessoria financeira, enquanto os escritórios de advogados internacionais Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP e Shutterstock e White & Case LLP trabalharam na prestação de apoio jurídico.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.