Vinhos Verdes com nova campanha para promoção de “uma imagem positiva e esclarecida”
Com dimensão internacional, o projeto conta com versões em português, espanhol, inglês e francês, de forma a chegar a vários dos mais de 100 mercados de exportação da região.
Tendo como mote “Está na hora de saber a verdade sobre os Vinhos Verdes”, a nova campanha da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) apresenta uma “abordagem pensada para envolver os consumidores com informação relevante contada de uma forma interessante”. O objetivo passa pela promoção de “uma imagem positiva e esclarecida sobre a marca Vinhos Verdes”.
A campanha conta com quatro objetivos estratégicos, que se dividem entre comunicar a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, incrementar a sua notoriedade, valorizar os vinhos da região, comunicar diferentes segmentos e a oferta premium e apostar numa campanha digital first para aumentar a base de consumidores.
“Esta campanha é mais um passo na estratégia de valorização da Denominação de Origem Vinho Verde. Traz-nos a ligação ao território, destaca a Região Demarcada dos Vinhos Verdes na produção de vinhos únicos, e reforça a diversidade de vinhos que esta região produz: dos vinhos brancos, aos rosados e tintos, dos espumantes às aguardentes, dos perfis clássicos, jovens e vibrantes, aos vinhos com estágio e grande potencial de guarda”, explica Carla Cunha, diretora de marketing da CVRVV, citada em comunicado.
Desenvolvida pela agência Saint Pirate e pela produtora El Hey, a mesma marca presença em diversos formatos, digital, imprensa, mupi, outdoor e vídeo. Depois de arrancar com um vídeo FOOH (fake out of home), “para gerar surpresa e interesse”, a campanha passa depois para formatos mais convencionais como o digital, a imprensa e o outdoor. A campanha vai ser veiculada ao longo do ano em Portugal mas também em outros países como Espanha, França e Reino Unido, bem como em feiras de vinhos na Europa e no Brasil. Para o planeamento de meios a CVRVV trabalhou com a Opal, mas também compra digital diretamente, em plataformas como Meta, Google Ads, TikTok e outras plataformas, explica a diretora de marketing.
Por parte da Saint Pirate, Miguel Bacelar, managing director da agência, refere que “foi um privilégio trabalhar a marca Vinhos Verdes, explorando uma estratégia corajosa, ambiciosa mas necessária para surpreender com uma campanha que prima pelo equilíbrio entre simplicidade de informar e a sofisticação de saber instigar o consumidor a explorar e deixar-se seduzir pela magia, diversidade e qualidade dos Vinhos Verdes, algo que infelizmente nem todos conhecem em Portugal e no Mundo”.
O pensamento estratégico “priorizou um caminho que partia do insight – ‘Está na hora de saber a verdade sobre os Vinhos Verdes’ e que aposta em surpreender pelo tom didático, informativo e envolvente para criar verdadeiro engagement com um storytelling instigador e estimulante”, explica-se também em nota de imprensa.
Em termos de criatividade, os anúncios “exploram visualmente o verde das paisagens tão características da Região Demarcada dos Vinhos Verdes”, recorrendo a mensagens de impacto como ‘A natureza deu-nos o nome’; ‘Castas nativas fazem vinhos únicos’; ‘Verdes, mas de apelido. Desde 1908 que somos Região Demarcada’ ou ‘Porque se chamam Vinhos Verdes’.
Com dimensão internacional, o projeto conta com versões em português, espanhol, inglês e francês, de forma a chegar a vários dos mais de 100 mercados de exportação da região.
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