+M

Leitores de jornais são mais propensos a ouvir podcasts

+ M,

Um estudo feito nos EUA sugere que jornais e podcasts não competem por atenção mas antes se complementam, o que apresenta uma "grande oportunidade" para a exploração de "estratégias multiplataforma".

Os leitores assíduos de jornais são mais propensos ao consumo de podcasts, de acordo com um estudo da The Media Audit, que evidenciou uma correlação entre a leitura de jornais e o consumo de podcasts.

O estudo, que contou com uma amostra de 53.117 entrevistados nos EUA, mostra que enquanto junto do “mercado geral”, a percentagem de consumidores acima dos 18 anos que tinha ouvida um podcast no dia anterior era de 28,9%, esta sobe para 39,6% junto daqueles que são leitores de jornais assíduos.

Estas percentagens são ainda mais expressivas junto de leitores de determinados jornais, que recolhem percentagens acima dos 50%, como o USA Today (50,9%), o The New York Times (53,9%) ou o The Wall Street Journal (55,1%).

Os dados do estudo também indicam que tanto os leitores de jornais como os ouvintes de podcasts pertencem tendencialmente a famílias mais abastadas. Representados bem acima da média estão também os consumidores que detêm estudos universitários.

À medida que os hábitos de consumo de media evoluem, estes insights reafirmam a relevância duradoura dos jornais, ao mesmo tempo que destacam o papel crescente dos podcasts em atingir um público influente e que procura por informação”, refere Phillip Beswick, CEO da The Media Audit, citado pela Editor & Publisher.

“Os dados deixam claro que as publicações têm uma oportunidade única para alinhar os seus ativos impressos e digitais com o podcasting para fortalecer o engagement do público e impulsionar o crescimento das receitas“, acrescenta.

Segundo a mesma publicação, o estudo da The Media Audit sugere assim que os jornais e os podcasts não competem pela atenção do público, mas antes se complementam, o que apresenta “uma grande oportunidade para órgãos de informação explorarem estratégias multiplataforma”.

Os títulos podem aproveitar os podcasts para “aprofundar o seu envolvimento” com consumidores que leem tanto no impresso como no digital, bem como utilizar conteúdo das notícias como base para contar histórias em podcast. Além disso, podem ainda apostar em modelos de assinatura que integrem tanto o conteúdo escrito como de áudio e tentar aliciar anunciantes que procuram consumidores de media com posses e que apresentam altos níveis de engagement, descreve.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.