Uma boa estratégia de marketing por dia, nem sabe o bem que lhe fazia

  • Karly Ribeiro
  • 11:32

Não é por sermos o João ou a Maria da equipa de marketing de uma empresa menor, que não podemos também brilhar como os diamantes das grandes estrelas.

Uma estratégia de marketing bem delineada já não é mais um diferencial para o sucesso de qualquer campanha –é uma necessidade. As empresas que dominam esta “arte”, de alinhar ações criativas aos seus objetivos, são aquelas que veem, de facto, retornos significativos.

Uma estratégia de marketing eficiente permite que as empresas conheçam o perfil do seu público-alvo, definam as melhores abordagens de comunicação e, sobretudo, maximizem o retorno de cada ação. O mercado é competitivo e sem uma direção clara, os recursos e esforços investidos em marketing acabam dispersos. Estabelecer metas objetivas e traçar o caminho para alcançá-las ajuda a garantir que cada ação tenha um propósito mensurável.

Os anúncios pagos e o marketing de influência têm-se destacado como duas ferramentas poderosas na comunicação digital, impulsionadas pela inovação tecnológica e pelo comportamento do consumidor, com projeções que indicam uma transformação ainda mais acelerada nos próximos anos. Um estudo da IPG Mediabrands previa que as receitas publicitárias do segmento digital iriam registar um aumento de 20% em 2024 e que, até 2028, o digital irá dominar cerca de metade do mercado publicitário. Esta evolução reflete a transição contínua das empresas para as plataformas digitais, que oferecem uma precisão sem precedentes na segmentação de públicos e na personalização de campanhas. Além disso, o marketing de influência tem vindo a evoluir exponencialmente, principalmente nos setores da moda, lifestyle e tecnologia, nos quais a proximidade com os influenciadores gera uma maior confiança e conversão entre os consumidores.

A marca de cosméticos FentyBeauty, da famosa cantora Rihanna, por exemplo, utilizou uma abordagem eficaz ao combinar anúncios pagos com parcerias estratégicas com micro a mega influenciadores de diversas etnias e estilos, reforçando o seu compromisso com a diversidade. A campanha #FentyFace foi um sucesso imediato, com o primeiro lançamento a esgotar em pouco tempo e a atração de milhões de consumidores globalmente. Ora bem sei que quando somos a Rihanna, as coisas são um pouco mais fáceis. Porém, não é por sermos o João ou a Maria da equipa de marketing de uma empresa menor, que não podemos também brilhar como os diamantes das grandes estrelas.

A publicidade programática é uma nova tendência que vale a pena as empresas experimentarem a fim de alcançarem o seu público alvo de forma segmentada, eficazmente e em grande escala. Com estratégias focadas em retargeting, promoções personalizadas e geolocalização, as organizações podem não só atrair leads (clientes, utilizadores, etc.), como também reter os atuais e incentivá-los a usar o serviço ou produto regularmente.

Paralelamente, a inteligência artificial (IA) é uma grande aliada a respeito de oferecer resultados personalizados e informações valiosas acerca de cada cliente. Por exemplo, o algoritmo inteligente que usamos na sheerME analisa a atividade de cada utilizador, verificando o seu histórico de pesquisa, agendamentos anteriores, interações no feed (como likes) e interesses registados na primeira utilização. Com um sistema de aprendizagem contínua, ajustamos as sugestões para tornar a experiência ainda mais personalizada ao longo do tempo.

O retorno sobre o investimento (ROI) é fundamental para medir a eficácia de qualquer ação de marketing. No caso dos anúncios pagos, o ROI pode ser calculado de forma direta, através de métricas como o Custo por Aquisição (CPA) e o Custo por Clique (CPC). No marketing de influência, medir resultados requer um olhar mais abrangente, incluindo dados como impressões, alcance e taxa de conversão.

Para avaliar campanhas com precisão, é fundamental utilizar ferramentas de análise (Google Analytics, por exemplo) e KPIs que possibilitem obter uma visão clara dos resultados de cada canal. Testar, otimizar e ajustar continuamente são medidas cruciais para que a estratégia de marketing se mantenha eficaz e alinhada com o público-alvo.

No marketing, o sucesso depende de estratégias bem delineadas, niveladas com as expectativas do consumidor e adaptadas ao cenário digital. A escolha dos canais, a transparência das métricas de avaliação e a disposição para ajustar o que for necessário são os fatores que diferenciam campanhas de sucesso.

  • Karly Ribeiro
  • co-fundadora e head of people & culture da sheerME

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