Media

Renascença é a marca com mais downloads de podcasts em janeiro. Observador é a que soma mais ouvintes

+ M,

Já são conhecidos os primeiros resultados do ranking mensal de podcasts lançado pela Marktest. Só os primeiros 10 podcasts do ranking somaram mais de 6,6 milhões de downloads no mês de janeiro.

A Renascença foi a marca que obteve mais downloads com os seus podcasts em janeiro, com cerca de 3,1 milhões, seguindo-se o Observador (2,7 milhões) e a Rádio Comercial (2 milhões). Já em termos de ouvintes, é o Observador quem soma o maior alcance médio semanal, com cerca de 251 mil, seguido do Expresso (238 mil) e SIC Notícias (235 mil).

No que diz respeito a podcasts, “Extremamente Desagradável”, da Renascença, foi aquele que registou mais downloads em janeiro, com mais de 2,7 milhões. A rubrica humorística de Joana Marques registou ainda no primeiro mês do ano uma média de 216 mil ouvintes semanais (ou seja, o número de diferentes dispositivos/apps de escuta que descarregaram pelo menos um episódio no período em análise).

O Homem Que Mordeu o Cão”, da Rádio Comercial, com quase 1,2 milhões de downloads e uma média de 77 mil ouvintes semanais, e “Contas Poupanças”, da SIC Notícias, que teve 602 mil downloads no primeiro mês do ano, para uma média de mais de 80 mil ouvintes semanais, completam a primeira edição do Pod_Scope, um serviço de medição de áudio digital lançado pela Marktest, agregado mensalmente num ranking, e que integra os grupos Bauer Media, Impresa, Observador e Renascença Multimédia.

Do top 10 fazem ainda parte os podcasts “Programa cujo nome estamos legalmente impedidos de dizer” (SIC Notícias), “Expresso da Manhã”, (Expresso), “The Heart and Hustle of Portugal” (Expresso), “A Caça ao Estripador de Lisboa” (Observador), “Irritações” (SIC), “Bem-vindo a mais um episódio de” (Rádio Comercial) e “Eixo do Mal” (SIC Notícias).

No ranking de publishers, a liderança é ocupada pelo Grupo Impresa, que acumulou 4,6 milhões de downloads ao longo do mês de janeiro. A segunda posição é do pelo Grupo Renascença Multimedia (3,3 milhões), seguindo-se o Observador (2,7 milhões) e a Bauer Media (2,2 milhões).

A divulgação do primeiro ranking do Pod_Scope é um momento “muito importante para a indústria dos media”, refere, José Manuel Oliveira, CEO da Marktest, citado em comunicado. “É fundamental que o mercado tenha acesso a dados fiáveis, medidos e auditados por critérios internacionais validados e reconhecidos pela indústria“, acrescenta.

Por parte dos quatro publishers que integram a análise, Rita Sobral, VP de revenue growth da Bauer Media Audio Portugal, diz que com este ranking se dá um “passo decisivo para a valorização dos conteúdos de podcast, promovendo um ecossistema onde transparência, qualidade e inovação impulsionam o crescimento do setor”.

“A Impresa está muito orgulhosa dos resultados do Pod_Scope, que refletem a adequação deste formato aos conteúdos de alta qualidade que produz para os seus públicos”, diz por sua vez João Paulo Luz, diretor comercial de TV e digital do Grupo Impresa, enquanto Renata Silva, administradora Intervoz – Grupo Renascença Multimédia, refere que no grupo Renascença se acredita que “métricas consistentes são essenciais para que o universo de podcasts evolua, beneficiando criadores, anunciantes e ouvintes”.

“Já existe uma oferta diversificada e de alta qualidade, tendo o Observador inovado com os Podcast+. Faltava um Pod_Scope para que as marcas elejam este formato para comunicarem”, afirma Rudolf Gruner, director-geral do Observador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.