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Pedro Nuno Santos conquista exposição mediática em fevereiro

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Embora tenha aparecido nos canais generalistas durante o mesmo tempo que Pedro Nuno Santos, André Ventura caiu para a segunda posição do ranking ao protagonizar menos notícias. Montenegro é terceiro.

Pedro Nuno Santos foi quem mais apareceu nas notícias televisivas nos canais generalistas durante o mês de fevereiro. Ao protagonizar 125 notícias com um total de 5 horas e 29 minutos de duração, o secretário-geral do PS, conquistou assim a primeira posição do ranking de exposição mediática, que foi ocupada por André Ventura no mês anterior.

Embora caindo para o segundo lugar, o líder do partido Chega, no entanto, apresentou valores muito próximos aos conseguidos por Pedro Nuno Santos, com 114 notícias de 5 horas e 29 minutos de duração. Já o primeiro-ministro, Luís Montenegro, registou a terceira posição, protagonizando 114 notícias de 5 horas e 24 minutos de duração. Os dados são do serviço Telenews, da MediaMonitor (Grupo Marktest).

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousaque liderou o ranking em dezembro –, registou a quarta posição, com 100 notícias de 4 horas e 20 minutos de duração. Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal, completa o pódio, depois de intervir na primeira pessoa em 71 notícias com 3 horas e 25 minutos de duração durante o segundo mês do ano.

Entre os dez nomes que mais figuraram nas notícias televisivas em fevereiro, segue-se Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda (3 horas e 21 minutos), Ana Paula Martins, ministra da Saúde (2 horas e 47 minutos), Hugo Soares, secretário-geral do PSD (2 horas e 34 minutos), Marques Mendes, candidato à presidência da República (2 horas e 4 minutos) e António Leitão Amaro, ministro da Presidência (2 horas).

A análise foi feita, de acordo com dados da Telenews, aos principais noticiários dos canais generalistas e excluiu programas, debates ou entrevistas. A contabilização do tempo refere-se ao tempo total de duração da notícia em causa.

Também segundo a Marktest, durante o mês de fevereiro, os três principais canais da televisão portuguesa — RTP1, SIC e TVI — emitiram 210 horas de informação regular, o que representa uma quebra mensal de 10,4% e uma quebra homóloga de 7,3%.

No segundo mês do ano foram para o ar 5.899 peças, menos 11,5% do que no mês anterior e menos 11,9% em relação a fevereiro de 2024. A duração média das reportagens emitidas foi de 2 minutos e 8 segundos, mais 1 segundo do que o registado em janeiro.

A RTP1 voltou a ser a estação que emitiu mais notícias, com 2.269 peças, bem como a que dedicou mais tempo em grelha à informação regular, com 83 horas de duração (menos dez horas do que no mês anterior).

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