Negócios +M

MFE da família Berlusconi analisa possível aquisição da emissora alemã ProSiebenSat.1

+ M,

A MFE, que tem operações televisivas em Itália e Espanha, já conta com uma participação de quase 30% na empresa alemã. Objetivo da possível aquisição passa pela criação de uma emissora pan-europeia.

O grupo televisivo MediaForEurope (MFE), controlado pela família italiana Berlusconi, está a analisar o lançamento de uma oferta pública de aquisição da emissora alemã ProSiebenSat.1.

O objetivo passa por criar uma “emissora pan-europeia financiada por publicidade”, refere a Reuters, que cita três fontes com conhecimento do assunto e que avança que a MFE convocou uma reunião do conselho de administração para analisar uma possível oferta de aquisição.

A expansão europeia é encarada pela MFE como uma resposta ao crescente domínio de gigantes de streaming dos EUA, como a Netflix, Disney+, HBO ou Amazon Prime, e à fuga de verbas publicitárias para as grandes empresas tecnológicas como a Meta (dona do Facebook e Instagram) ou a Google.

A ProSieben, no entanto, tem resistido aos apelos da MFE para se juntar ao seu projeto pan-europeu, esforçando-se por manter a sua independência.

O grupo televisivo fundado pelo ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi e que continua a ser maioritariamente propriedade da sua família já é o maior acionista da ProSieben, que transmite na Alemanha, Áustria e Suíça. A MFE, que conta com operações televisivas em Itália e Espanha, conta já com uma participação de quase 30% na empresa alemã.

Segundo as fontes citadas pela Reuters, a reunião desta quarta-feira tem por objetivo analisar duas ações alternativas sobre a ProSieben, sendo que ambas as opções envolvem um aumento da participação da MFE na empresa de media alemã.

Qualquer que seja a proposta a ser lançada, esta terá de ocorrer antes da assembleia geral anual da ProSieben, marcada para 28 de maio, refere ainda a Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.