Marketing

Worten lança nova linha de comunicação. “Quando achas que sabes tudo, descobres mais na Worten”, diz a marca

Carla Borges Ferreira,

A Worten tem uma nova linha de comunicação e aponta à geração Z. A Ricardo Araújo Pereira juntam-se os humoristas Joana Miranda e Manel Rosa. A criatividade é da Fuel.

Ricardo Araújo Pereira volta a protagonizar a campanha anual da Worten, lançada esta segunda-feira, mas agora na companhia dos humoristas Joana Miranda e Manel Rosa, considerados mais próximos da geração Z.

“Num mundo que já não vive sem inteligência artificial, os três protagonistas vão formar uma equipa de assistentes de IA — o ‘ChatoPT’, a ‘Suri’ e o ‘Alex’ — que, a partir do seu escritório, vão dar respostas (talvez demasiado) literais aos pedidos das pessoas, perante diferentes problemas do seu dia-a-dia”, antecipa a marca ao +M.

Com esta nova linha de comunicação, a Worten procura mostrar à nova geração de consumidores que a marca que “Tem tudo e mais não sei o quê” — a assinatura anterior — “é uma verdadeira one-stop shop que facilita a vida na hora de comprar, encomendar, instalar, reparar e até poupar“. “Quando achas que sabes tudo, descobres mais na Worten”, acrescenta agora a marca, liderada desde dezembro por Andreia Vaz.

“Já todos sabem que a Worten ‘Tem tudo e mais não sei o quê’, e a nova campanha vem mostrar que a Worten tem realmente a resposta para tudo — da compra de uma airfryer, ou de um aparador para a sala, ao arranjo da máquina de lavar loiça. Para isso, voltamos a apostar no humor, mas este ano trazemos uma nova geração com a participação da Joana Miranda e do Manel Rosa, que se juntam ao Ricardo Araújo Pereira para trazer novidade e aproximar-nos de novos consumidores”, aponta a responsável. “O resultado é um conjunto de filmes e conteúdos leves, divertidos e concebidos para entreter todas as gerações, mas começar a aproximar a marca das gerações mais jovens”, descreve.

A campanha multimeios arranca esta segunda-feira, mas a nova linha de comunicação terá uma componente digital materializada numa web series de vídeos exclusivamente digital que viverá ao longo do ano. “Pela primeira vez, vamos estender a campanha ao digital com histórias exclusivas no formato de web series. Vamos demonstrar à geração que pensa que tem todo o conhecimento na palma da mão que “quando acham que sabem tudo, descobrem mais na Worten”, prossegue a head of Brand & CX da Worten.

A criatividade é da Fuel, com produção da Krypton, os filmes são do realizador Augusto Fraga e a web series foi realizada por Angie Silva. O guarda-roupa tem a assinatura de Nuno Baltazar.

A campanha explora esta tensão entre a inteligência artificial e os humanos que acham que sabem tudo, mas que ainda têm muito por descobrir. Para dar vida às personagens, temos o Ricardo Araújo Pereira como ChatoPT, a Joana Miranda como Suri e o Manel Rosa como Alex. No digital, a história amplia-se e vamos explorar outras personagens que convivem com os protagonistas no escritório: o Gugas, o Alvaritmo, a ClaudIA e o EstagIArio”, descreve Andreia Ribeiro, diretora criativa da Fuel.

Os sketches digitais, especialmente criados para as novas gerações, serão lançados ao longo do ano. “Penso que cada filme vai surpreender o espectador, não só pelo humor e leveza com que tratamos pequenos dramas do quotidiano, mas também pelo visual forte da campanha. Do meu lado, uma honra trabalhar ao lado da Fuel e da Worten nesta campanha memorável”, refere Augusto Fraga, o realizador de Rabo de Peixe, que volta assim a trabalhar para a Worten. “Que (raio) acontece “do outro lado do ecrã” quando fazemos perguntas aos assistentes de IA? Dar vida a esse mundo digital, transformar algo tão abstrato numa coisa visual e cheia de humor, foi um exercício incrível. E uma vez criado o universo, muito proprietário da Worten, tínhamos caminho aberto para muitas situações incríveis. Houve muitos momentos em que nos rimos durante as filmagens, sobretudo quando o Ricardo Araújo Pereira disparava respostas improvisadas”, recorda Augusto Fraga.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.