Marketing

Porto Business School com nova estratégia de marca. “Mais do que acompanhar a mudança, queremos liderá-la”, diz vice-dean

Rafael Ascensão,

A nova marca pretende aumentar a visibilidade internacional da Porto Business School, refletir a sua evolução pedagógica e "consolidar uma proposta de valor diferenciadora" para os seus stakeholders.

A Porto Business School está a apresentar uma nova estratégia de marca, materializada num rebranding que tem por objetivo “reforçar o posicionamento da Porto Business School como uma escola global, ousada, inovadora e com propósito“.

Sob a assinatura “Explore Foward. Lead the Change“, a nova marca assenta numa visão que “combina curiosidade, coragem, compromisso e capacidade de agir estrategicamente perante a incerteza”. Mais do que ensinar a gerir a complexidade, queremos inspirar líderes a explorá-la, moldá-la e humanizá-la“, explica Luís Garrido Marques, vice-dean da Porto Business School, ao +M.

Esta nova marca foi construída tendo por base cinco fundamentos estratégicos: o da jornada de vida como contínua aprendizagem, o da autenticidade e identidade da cidade do Porto, o de a Porto Business School ser “uma escola que vai para além da escola”, o das “relações sem barreiras, com mindset internacional” e o da “inovação como base da exploração de conhecimento”.

“Este conceito traduz a nossa forma de estar na educação e nos negócios: desafiar o status quo e cultivar líderes conscientes e preparados para antecipar e moldar o futuro. A nova identidade visual e verbal traduz este espírito explorador e ambidestro, que cruza excelência académica com impacto real no mundo empresarial. A estrutura reflete-se numa identidade verbal e visual mais expressiva, adaptável e envolvente — desenhada para dar voz à nossa missão e conectar de forma mais emocional com todos os públicos”, acrescenta Luís Garrido Marques.

Este rebranding — a par de um vídeo de apresentação da nova estratégia de marca — surge como uma “resposta natural ao momento de transformação acelerada que vivemos, marcado por mudanças tecnológicas, pressões sociais, novas exigências de mercado e um ecossistema educativo em mutação”, enquadra o vice-dean da Porto Business School.

A decisão de avançar com a evolução da marca não resulta assim de uma tendência estética, mas antes de uma “necessidade estratégica”, com o objetivo de “alinhar a identidade da escola com a sua ambição global, com os novos perfis de liderança e com os desafios que o presente e o futuro colocam ao mundo dos negócios“.

Mais do que acompanhar a mudança, queremos liderá-la. Este reposicionamento surge da consciência de que a educação executiva tem de ser mais do que uma resposta pontual — tem de ser uma força contínua de capacitação, transformação e visão. E este era o momento certo para fazer essa afirmação de forma clara, corajosa e inspiradora“, acrescenta.

Para isso, a instituição de ensino superior trabalhou com a consultora Adyant Brand Consultants, numa parceria que envolveu “múltiplas” fases de escuta ativa, co-criação, alinhamento estratégico e desenvolvimento de um “sistema de marca expansível” que fosse capaz de “refletir a diversidade” da oferta da Porto Business School e a ambição da sua missão, explica Luís Garrido Marques.

“Este é um rebranding com profundo respeito pelo caminho percorrido. Não se trata de romper com a promessa anterior, mas de a fazer evoluir, reforçando os valores fundacionais da escola e projetando-os com nova ambição e relevância“, diz, explicando que para lá da dimensão visual e conceptual, está em causa um “investimento 360º que se estende a múltiplas frentes”.

Isto implica uma “estratégia de comunicação e posicionamento digital”, bem como uma “presença reforçada” em media internacionais e feiras globais, a produção de novos materiais institucionais e a criação de experiências de aprendizagem mais imersivas e diferenciadoras para os alunos, “consolidando a marca como um verdadeiro agente de transformação para as organizações e para a sociedade”.

Mais do que um investimento em identidade visual, é um investimento na nossa identidade, na nossa voz e no nosso futuro. É um passo pensado para reforçar a nossa relevância, consistência e impacto – junto de todos os stakeholders, em todas as geografias“, aponta.

O objetivo do rebranding passa também por ajudar a instituição a conseguir atrair líderes, organizações e parceiros que “valorizem uma abordagem transformadora à educação e que reconheçam o valor de fazer parte de um ecossistema de crescimento”.

Pretendemos aumentar a atratividade internacional e a diversidade de perfis, aprofundar a ligação entre conhecimento, inovação e impacto social, elevar a experiência dos alunos, alumni e parceiros e consolidar a reputação da escola como uma referência nacional e internacional no universo das business schools. Queremos atrair uma nova geração de líderes e organizações que procuram mais do que conhecimento – procuram transformação“, explica Luís Garrido Marques.

A nova marca pretende ainda aumentar a visibilidade internacional da Porto Business School, refletir a sua evolução pedagógica e “consolidar uma proposta de valor diferenciadora” para os seus stakeholders.

Constituindo as instituições de ensino superior um “setor altamente competitivo, com marcas muito estabelecidas”, Luís Garrido Marques considera que é difícil conseguir sobressair, mas aponta que “o verdadeiro diferenciador não está apenas no conteúdo — está na experiência, na proposta de valor e na atitude”.

“Apostamos num modelo educativo pioneiro – o Dynamic Learning Model –, que integra conhecimento, ação e experimentação, e damos voz a temas como sustentabilidade, inteligência artificial, inovação e liderança consciente. Além disso, promovemos uma relação próxima com o tecido empresarial, criando pontes constantes entre aprendizagem e prática e oferecendo programas desenhados para acompanhar as transições e ambições pessoais dos nossos públicos”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.