Pessoas +M

Rebeca Venâncio assume comunicação do Grupo Brisa

+ M,

Franco Caruso, até aqui diretor de sustentabilidade e comunicação do Grupo Brisa, passa a diretor de sustentabilidade e comunidades.

Vinda da Microsoft, onde estava desde 2021, Rebeca Venâncio assume agora a direção de comunicação e public affairs do Grupo Brisa. Vai liderar uma “equipa multidisciplinar focada na comunicação interna, externa e relações institucionais”.

“É com muito orgulho e enorme expectativa que assumo esta nova função, num Grupo com mais de 50 anos de história e um inquestionável legado em Portugal. Era um objetivo profissional integrar uma grande organização nacional já consolidada, mas em contínua expansão, que tivesse uma aposta clara na internacionalização e cuja atividade se centrasse também em pilares que contribuem para o desenvolvimento económico e social. O Grupo Brisa preenche todos esses requisitos e, como tal, não podia estar mais entusiasmada com este novo desafio”, diz Rebeca Venâncio, citada em comunicado.

Franco Caruso, até aqui diretor de sustentabilidade e comunicação do Grupo Brisa, assume funções como diretor de sustentabilidade e comunidades, “no âmbito do reforço do compromisso da empresa com a sustentabilidade (ESG), um vetor estratégico para o desenvolvimento e crescimento das áreas de negócio do Grupo”, adianta-se em nota de imprensa.

Na Microsoft, Rebeca Venâncio era responsável por toda a comunicação externa, interna e corporativa da subsidiária em Portugal, sendo que já antes, entre 2016 e 2019, integrara a equipa da Microsoft Portugal como PR, marketing & events manager.

Entre 2019 e 2021, liderou as áreas de comunicação e relações institucionais da Revolut em Portugal, onde contribuiu para o posicionamento e consolidação da fintech no mercado nacional. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, iniciou-se profissionalmente no jornalismo, passando por meios como a SIC, TVI ou o Diário Económico.

Segundo refere a Brisa, a entrada de Rebeca Venâncio “reforça a presença de mulheres em cargos de liderança” no grupo, sendo que nos últimos quatro anos, o número de mulheres em cargos de primeira linha “quase triplicou”, passando de 13% em 2020 para 31% em 2025. Em cargos de liderança, o número de mulheres cresceu no mesmo período de 29% para 36%, enquanto nos órgãos sociais esta progressão foi de 14% para 27%, refere ainda a empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.