“Bazuca” vai apoiar mais de mil IPSS na compra de 1.407 viaturas elétricas

Verba que teve de ser reforçada para 35 milhões por causa da elevada procura levou Segurança Social a aprovar 1.280 candidaturas. Serão adquiridas 1.407 viaturas elétricas para apoio domiciliário.

A Segurança Social aprovou 1.280 candidaturas de IPSS e entidades equiparadas para a compra de viaturas elétricas para apoio domiciliário. Serão adquiridos 1.407 veículos em resultado de uma verba que totaliza 35 milhões de euros, dinheiro que vem do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“O Setor Social e Solidário vai receber 1.407 viaturas elétricas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 35 milhões de euros. O Instituto da Segurança Social aprovou 1.280 candidaturas de IPSS e entidades equiparadas com acordos de cooperação para o desenvolvimento da resposta Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)”, anunciou o Governo num comunicado.

A medida prevê um apoio de até 25 mil euros por veículo e “pretende apoiar a aquisição de veículos 100% elétricos e apoiar as instituições do setor social e solidário na transição climática e ambiental, através da progressiva aquisição de uma frota automóvel mais verde”, lê-se na mesma nota.

Citada em comunicado, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social enalteceu este apoio: “Estamos a colocar no terreno a prioridade dada pelo PRR aos investimento social, reforçando os mecanismos de apoio domiciliário, aumentando as respostas de proximidade e de apoio à autonomia das pessoas, combatendo o isolamento e apostando nos veículos elétricos que permitem também reduzir custos para as instituições”, diz Ana Mendes Godinho.

Como noticiou o ECO em setembro, o Executivo teve de reforçar em 20 milhões de euros a verba inicial alocada à medida, porque foi registada uma procura bastante elevada em apenas uma semana de candidaturas.

Estas candidaturas encaixaram-se na “gaveta” mais ampla do PRR dedicada à Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, que tem reservados 417 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Bazuca” vai apoiar mais de mil IPSS na compra de 1.407 viaturas elétricas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião