PSI-20 corrige e BCP cai mais de 5% com aumento das tensões na Ucrânia

Depois das quedas em Wall Street na sexta-feira, mercados europeus arrancam semana sob forte pressão vendedora. Aumento das tensões na Ucrânia tira quase 2% ao PSI-20 e mais de 5% ao BCP.

A bolsa de Lisboa arranca a primeira sessão da semana pintada de vermelho, com quase todas as cotadas do índice de referência nacional a desvalorizar. O cenário é também negativo nas praças europeias, após alertas dos Estados Unidos de que a Rússia poderia invadir a Ucrânia “a qualquer momento”.

O PSI-20 cai 1,81%, para 5.489,48 pontos, no arranque da sessão desta segunda-feira. Entre as 19 cotadas do índice, apenas uma não cai, registando-se quedas de até 5%.

A liderar as desvalorizações encontra-se o BCP, que perde 5,42%, para 0,1815 euros. É de sinalizar que o banco tinha registado um arranque de ano positivo, beneficiando da subida dos juros na Polónia e da perspetiva de aumento das taxas também na Zona Euro, seguindo agora a corrigir.

BCP afunda 5%

A Navigator cai 2,85%, para 3,40 euros, e a Sonae desvaloriza 2,35%, para 0,9960 euros. A Galp Energia, por sua vez, perde 1,55%, para 9,89 euros, num dia em que os preços de petróleo aliviam ligeiramente, estando perto de cotar a 100 dólares o barril.

Nota ainda para a família EDP, que tem registado perdas devido à subida das taxas de juro, bem como à menor produção de energia hídrica por causa da seca. A casa-mãe segue a recuar 2,47%, para 3,98 euros, e a subsidiária EDP Renováveis perde 2,57%, para 16,66 euros.

No resto da Europa, o Stoxx 600 cai 1,1%, o britânico FTSE 100 recua 1,2%, o francês CAC-40 perde 2,1% e o espanhol IBEX-35 desvaloriza 2,7%. Estas correções ocorrem também na sequência da queda acentuada de Wall Street na sexta-feira, não só por causa das tensões na Ucrânia como também pela subida acentuada da inflação.

(Notícia atualizada pela última vez às 8h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 corrige e BCP cai mais de 5% com aumento das tensões na Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião