Especializou-se numa área de poucos — a gemologia — e corre mundo a falar sobre pedras preciosas. Rui Galopim de Carvalho, o especialista que vê para lá do brilho do diamante.
Esta entrevista integra a 16.ª edição do ECO magazine. Pode comprar aqui.A geologia é uma tradição na família de Rui, filho do geólogo António Galopim de Carvalho e irmão de Nuno, formado em geologia e jornalista. Aos 18 anos, também ele se sentou nos bancos da Faculdade de Ciências, decidido a ser paleontólogo. Dois professores fizeram a diferença — o tradicional e o carismático. Em 1994 formou-se gemólogo em Londres, persistiu (palavra-chave para ele), passou pelo Museu de Arte Antiga e ourivesarias e hoje, mais de 30 anos depois de descobrir as pedras preciosas, continua (quase) sozinho no mercado. Partilha os seus conhecimentos nas redes sociais junto dos seus cerca de 70 mil seguidores. Dá aulas, conferências, faz curadoria e consultoria para museus e marcas — do museu do Tesouro
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.