Leituras de fim-de-semana

  • Luís Mergulhão
  • 21 Abril 2023

A emergência de um movimento anti-ESG, o valor do custo reputacional da FOX NEWS e a dificuldade dos modelos de negócio digital-first nos media.

A relevância de um crescente movimento anti-ESG, já com expressão nos EUA mas com sinais de emergência noutras zonas do globo, é realçada por um interessante artigo publicado este mês na prestigiada Harvard Business Review pelo conhecido autor e conferencista americano Andrew Winston, com um título bem direto e de ‘call to action´: “Why Business Leaders Must Resist the Anti-ESG Movement”. Focado à partida no seu próprio país, não é difícil tirarem-se ilações de âmbito mais alargado: “The culture wars in the U.S. continue to rage, and they’ve come for business. Companies are being dragged into issues that stir emotions, such as abortion, gay and trans rights, racial and gender equity, and climate change. In particular, business is facing questions about its stance on societal issues mainly from the right side of the political aisle. So with 70% of America’s top execs calling themselves Republicans, business leaders now find themselves in an odd position: accused by high-profile members and pundits from their own party of being part of a “woke” or “ESG” progressive agenda.”. E acrescenta, sobre aquilo que poderia ser uma saída imediata, mas de resultados bem limitados: “For many companies, it may seem smart to stay out of anyone’s crosshairs. But try as they might, there’s no avoiding taking positions on the big issues of the day — major stakeholders, particularly young customers and employees, expect it.” A ler com atenção.

Era este artigo público há poucos dias quando, inesperadamente, se sabe que a Fox News tinha chegado a um acordo extra-judicial com a Dominion Voting Systems, de forma a evitar a exposição e erosão pública que um julgamento do caso de difamação interposto pela poderia provocar. Embora o valor do acordo seja gigantesco, 787 milhões de dólares, a sua proporção é ainda maior: “the $787.5 million payout is roughly half of the $1.6 billion that Dominion initially sought, though it is nearly 10 times the company’s valuation from 2018, and roughly eight times its annual revenue in 2021, according to court filing”. Se a importância do valor da reputação de um colosso de media como é a Fox News fica bem clara, a descrição do processo de mediação/negociação ainda é mais interessante: vale a pena ler o que foi publicado pela CNN (embora com a distância que merece, pois trata-se de um concorrente direto) no seu Exclusivo “Inside the historic settlement talks between Fox News and Dominion”.

Dramático também, o anúncio efetuado esta semana pela BuzzFeed do encerramento da sua divisão BuzzFeed News, com o corte de 15% no número dos seus colaboradores e a afirmação de que o focus seria agora no seu único título rentável, o HuffPost, comprado em 2020 pelo grupo. Vale a pena enquadrar as circunstâncias desta decisão e dos elementos que a ela levaram, como a Reuters bem explica no seu artigo vindo a lume no próprio dia realçando a falência do seu ´digital first business model’: “BuzzFeed Inc (BZFD.O) said on Thursday it will shutter its news division, which gained renown for its irreverent and probing coverage but ultimately succumbed to the challenges of its digital-first business model.

Boas leituras para o fim-de-semana!

21 de Abril de 2023

  • Luís Mergulhão
  • Presidente & CEO Omnicom MediaGroup Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Leituras de fim-de-semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião