Só aceitamos pagamentos em multibanco a partir de 5 euros
Muito se fala hoje sobre a jornada do consumidor, mas em boa verdade, vários players não dão a devida atenção ao tema do pagamento, seja ele no início ou no fim da jornada.
Continua a surpreender-me, nos tempos que correm, entrar em algum tipo de estabelecimento comercial e levar com a típica mensagem do título acima, ou até, a informação que nem sequer se aceitam pagamentos em multibanco.
Claro que, as grandes marcas e a totalidade dos grandes players do mercado disponibilizam inúmeras formas de pagamento, mas é espantoso que atualmente ainda existam tantos pontos de venda que não acomodem as novas tendências de pagamento utilizadas pelos consumidores.
O dinheiro deixou de andar nas nossas carteiras. Primeiro substituído por cartões bancários e nos últimos tempos pelos nossos telefones. Se olharmos para o último estudo da Statista sobre este tópico, podemos facilmente entender a forma como os consumidores portugueses têm evoluído na forma como pagam bens e serviços.
A erradicação total do dinheiro em Portugal não é uma perspetiva iminente, pois na verdade ainda se mantém como uma forma de pagamento muito significativa, especialmente nas transações financeiras pessoais.
A prática de fazer pagamentos online está generalizada entre a população de todas as idades, embora seja mais acentuada entre os jovens adultos. Além disso, o MB Way, propriedade do Multibanco, registou o seu maior número de utilizadores em 2023 e não pára de crescer.
Os cartões de débito e de crédito ainda são o método de pagamento digital mais utilizado no país, com uma taxa de penetração de 79 por cento. Olhando para os dados do primeiro trimestre de 2024, vemos que os pagamentos com cartão registaram um valor superior a 2,1 mil milhões de euros.
Isto continua a ser possível graças a uma rede de mais de 12.500 caixas automáticas Multibanco espalhadas por todo o país. Estamos desde sempre habituados a ter uma caixa multibanco em cada esquina. Embora os cartões de débito sejam mais comuns entre a população portuguesa, as classes alta e média-alta são as que mais usam cartões de crédito.
Em geral, os portugueses têm vindo a optar cada vez mais por formas de pagamento que não sejam dinheiro. No entanto, o método de pagamento digital escolhido varia habitualmente consoante o local da transação. Para compras em loja, o cartão de débito continua a ser o método de pagamento preferido, enquanto as transferências e o mobile banking, são mais utilizados para as compras online.
Segundo o Statista, à medida que a penetração da banca online aumenta em Portugal e os portugueses abraçam as vantagens da digitalização dos pagamentos, acolhem particularmente a banca móvel, uma vez que 67 por cento das pessoas processam transações bancárias através do seu smartphone ou tablet.
Muito se fala hoje sobre a jornada do consumidor, mas em boa verdade, vários players não dão a devida atenção ao tema do pagamento, seja ele no início ou no fim da jornada. Sabendo de antemão que pagar não é propriamente a atividade favorita de qualquer consumidor, convém tornar essa parte da experiência o mais conveniente e segura possível.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Só aceitamos pagamentos em multibanco a partir de 5 euros
{{ noCommentsLabel }}