VisionPro: Os óculos que vão substituir todos os ecrãs!?

  • Nuno Ribeiro
  • 19 Fevereiro 2024

Temos pela frente uma enorme transformação com a computação espacial, com impacto em todos os negócios, mas em particular e, mais uma vez, a primeira a ser impactada vai ser a indústria dos media.

A Apple acabou de lançar os Apple Vision Pro, apenas disponíveis nos Estados Unidos, para já. Ainda pode ser difícil projetar o valor de utilidade deste novo dispositivo no futuro, mas analisando, tem todos os “ingredientes” para ser o início de uma convergência que nos próximos anos pode substituir televisores, computadores, tablets e smartphones.

Mais uma vez, a Apple não foi a primeira empresa a lançar óculos de realidade virtual e realidade mista, mas mais uma vez, entra no mercado de forma única, disruptiva, inovadora e com design que transforma a tecnologia numa peça de arte com uma simbiose única entre hardware, software, ecossistema de aplicações e serviços.

Em 2007, a Apple removeu o teclado e as canetas dos smartphones com o iPhone. Em 2016, removeu os fios dos auriculares com os AirPods. Em 2024, remove o toque com os VisionPro passando o controlo de navegação e de toda a experiência de utilização, para a voz e simples gestos como no filme Minority Report. Sempre que avança nas suas soluções, são removidos ainda mais atritos para uma experiência cada vez mais natural e instintiva, e por isso, mais inclusiva, sobretudo para crianças e seniores que têm maior dificuldade em utilizar comandos. Como refere a Apple num dos vídeos promocionais, “Act on Instinct”.

Mais uma vez também, a Apple impõe um novo standard, ignorado nomenclaturas como realidade virtual, realidade mista ou metaverso, definindo esta nova a categoria de produto de spatial computing (computação espacial).

O principal “obstáculo” ao sucesso, que tem sido referido por muitos analistas é o preço de 3.500 dólares. E sim, claro que não é um preço acessível a todos, mas nos 8 mil milhões de habitantes do planeta muitos milhões vão comprar e naturalmente o preço irá baixar com o tempo. Certamente novos modelos vão surgir, possivelmente sem a versão Pro e com preço acessível a mais milhões de clientes. Quando surgiu o iPhone, também muitos consideraram-no demasiado caro, e afirmavam que “ninguém ia comprar”, como referiu na altura o CEO da Microsoft Steve Ballmer.

E a história repete-se… desta vez foi Mark Zuckerberg, CEO da Meta, que não resistiu a fazer a análise comparativa com os seus MetaQuest 3, desprezando os Apple VisionPro. Sinceramente, não havia necessidade porque os MetaQuest por 500$ vão continuar a vender e os VisionPro por 3.500$ só contribuem para abrir mercado.

A Apple sempre se posicionou em qualidade e preço. Agora, não é exceção. Os consumidores, fazem contas que, por vezes, CEO ou analistas não conseguem fazer, como o iPhone ser mais barato (e conveniente) do que comprar um telemóvel e uma câmara fotográfica.

Não tarda, muitos consumidores vão somar o valor de uma SmartTV e um computador e comparar com a experiência dos VisionPro para tomar a decisão de compra. Como dizia Steve Jobs, no mercado B2C (business to consumer), os consumidores elegem os produtos com a carteira, no mercado B2B (business to business) há outras variáveis menos racionais, e isso, explica também porque a Apple tem uma natural preferência pelo mercado B2C.

A esta distância, os VisionPro podem ser a explicação para a Apple nunca ter lançado o televisor, que o Walter Isaacson, referiu na biografia oficial de Steve Jobs. Para quê lançar um televisor, quando se está a trabalhar num potencial substituto?!

Como referi no início, os VisionPro são o início de uma nova categoria de produto. E como vai evoluir esta categoria?

A própria Apple, responde a esta pergunta no um filme de ficção científica O Canto do Cisne, um original da AppleTV+ (um excelente filme, com Glenn Close, Mahershala Ali e Naomie Harris), onde não há smartphones, televisores ou computadores. São substituídos por lentes de contacto e pequenos auriculares.

É certo que temos pela frente uma enorme transformação com a computação espacial, com impacto em todos os negócios, mas em particular e, mais uma vez, acredito que a primeira a ser impactada vai ser a indústria de media e entretenimento. Seja qual for o dispositivo, o conteúdo continuará a ser rei.

 

  • Nuno Ribeiro
  • managing partner da Instinct

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