Bruxelas aprova financiamento para 225 projetos de modernização, 12 em Portugal

  • Lusa
  • 9 Março 2022

Comissão Europeia aprova 225 projetos ao abrigo do programa IAT, 12 em Portugal, no âmbito da transição ecológica e digital. Programa conta com 116,8 mil milhões de euros em 2022.

A Comissão Europeia aprovou esta quarta-feira 225 projetos – 12 em Portugal – ao abrigo do programa Instrumento de Assistência Técnica (IAT) da União Europeia (UE), destinado a apoiar os 27 a adotarem reformas, com destaque para transições ecológica e digital.

O IAT tem um orçamento de 116,8 mil milhões de euros para este ano e flexibilidade suficiente para se adaptar às necessidades dos Estados-membros.

Nesta segunda fase do IAT, Bruxelas irá apoiar Portugal com 12 projetos nos domínios dos serviços públicos digitais, integração da perspetiva de género, turismo sustentável, gestão das finanças públicas, medicina genómica, reforma da administração pública, tributação das propriedades agrícolas, políticas marítimas e das pescas sustentáveis, sistemas de gestão e controlo dos fundos da UE.

Entre as áreas abrangidas, destacam-se as transições ecológica, como cidades mais limpas e com melhor mobilidade, e a digital, nomeadamente ao nível de serviços públicos, sendo que Bruxelas aposta pela primeira vez, nestes setores, em projetos multinacionais.

Até agora, segundo dados da Comissão Europeia, Portugal beneficiou de 48 projetos financiados pelo IAT ou o seu antecessor – Programa de Apoio às Reformas Estruturais (PARE) –, que incidiu sobre vários domínios de intervenção, incluindo a administração fiscal e a gestão das finanças públicas, a administração pública, a justiça, a melhoria da regulamentação, o abastecimento de água e o saneamento, a economia circular, a educação, a integração dos migrantes, os mercados de capitais, a insolvência e a literacia financeira.

Até agora, 17 destes projetos foram concluídos.

Iniciado em 2021, o IAT sucede ao PARE e ambos os programas ajudaram, desde 2017, a conceber, desenvolver e executar mais de 1.400 projetos de reformas na UE, integrando o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 e o Plano de Recuperação para a Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas aprova financiamento para 225 projetos de modernização, 12 em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião