Programa de Valorização do Interior criou mais de 34 mil postos de trabalho

  • Lusa e ECO
  • 13 Outubro 2022

Mais de 34 mil postos de trabalho diretos já foram criados pelo Programa de Valorização do Interior, num investimento total de quase 6,7 mil milhões de euros.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, anunciou, esta quinta-feira, que o Programa de Valorização do Interior (PVI) já criou, desde 2018, um total de “34.602 postos de trabalho”, num investimento de “6.677 milhões de euros”. Os números foram avançados à margem da cimeira aeronáutica Portugal Air Summit, em Ponte de Sor, Portalegre.

A governante também deu dados sobre o PVI, durante a sua intervenção, na sessão de abertura do 2.º dia do Portugal Air Summit; uma cimeira que decorre até sábado, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor. Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, estes são números “importantes” para a economia do país.

“Mas, mais importantes do que os números, são as pessoas e as empresas e as entidades do sistema científico e tecnológico e os parceiros do território que têm sabido dinamizar este PVI”, frisou Isabel Ferreira.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional assegurou ainda que, nesta legislatura, na área das políticas de desenvolvimento regional, a valorização do interior continua a ser “um objetivo e uma missão prioritária” do Governo.

Mas, mais importantes do que os números, são as pessoas e as empresas e as entidades do sistema científico e tecnológico e os parceiros do território que têm sabido dinamizar este PVI.

Isabel Ferreira

Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional

“Até porque sabemos que, com toda esta experiência, com medidas bem desenhadas, adaptadas aos contextos do território, podemos fazer a diferença e este é o caminho a que queremos dar continuidade, aproveitando também agora novos instrumentos de financiamento”, afirmou.

O PVI, criado em 2018, sucedeu ao Programa Nacional para a Coesão Territorial, criado em 2016, e integra medidas que incidem primordialmente sobre as pessoas, o investimento empresarial, sistema científico e tecnológico, bem como a valorização do território.

A cimeira aeronáutica Portugal Air Summit tem, este ano, um “enfoque especial” nas oportunidades de investimento disponíveis no setor, segundo os promotores do evento, o Município de Ponte de Sor e a empresa The Race.

Com o tema “Flying for a World of Opportunities”, o Portugal Air Summit é considerado a “maior cimeira aeronáutica” da Península Ibérica, reunindo intervenientes “internacionais e nacionais dos setores de aeronáutica, espacial e defesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Programa de Valorização do Interior criou mais de 34 mil postos de trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião