Portugal Air Summit: “Maior edição de sempre” arranca dia 12

  • BRANDS' ECO
  • 4 Outubro 2022

A "maior edição de sempre" do Portugal Air Summit vai acontecer de 12 a 15 de Outubro, em Ponte de Sor. O evento é considerado a maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica.

O Aeródromo de Ponte de Sor vai receber, de 12 a 15 de Outubro, a 6ª edição do Portugal Air Summit que, de acordo com a organização, será a “maior de sempre”. Tal como nos outros anos, esta cimeira irá reunir intervenientes internacionais e nacionais da indústria dos setores de aeronáutica, espacial e defesa.

O evento, organizado pela Câmara de Ponte de Sor em parceria com a The Race, tem como mote “Flying for a World of Opportunities” e pretende dar atenção às oportunidades de investimento disponíveis no setor. Para isso, este ano, pela primeira vez, haverá um programa de incubação e aceleração de startups, denominado ‘Boost’, que junta os principais mentores da indústria e investidores, a fim de apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores, com uma ligação a stakeholders do Médio Oriente.

De acordo com Nuno Molarinho, CEO da The Race, este ano marca a consolidação do Portugal Air Summit “enquanto referência internacional de excelência do setor da aviação – tripulada e não tripulada – aeronáutica, espaço e defesa, não só pela elevada participação de empresas e entidades nacionais e internacionais, refletindo-se no aumento do número de expositores, como pelas novidades de crescimento que apresentamos”.

Na apresentação do evento, que decorreu esta segunda-feira em Lisboa, a organização revelou que esta 6ª edição irá contar com 70 painéis de conferências que reunirão, ao todo, cerca de 200 oradores, 20% dos quais estrangeiros e cerca de 30% são presidentes ou vice-presidentes de grandes empresas internacionais.

Este ano, aquela que é considerada a maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica, traz várias novidades, entre elas a apresentação a apresentação do primeiro avião 100% português, no âmbito da agenda mobilizadora Aero.next Portugal, gerido pela EEA Aircraft; a inauguração de um hangar de 8000m2 entregue à AEROMEC no seguimento da expansão do Centro Empresarial, Aeronáutico e Aeroespacial do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor; a aterragem de um Airbus 320 da SATA Airlines; e, ainda, a presença de um avião inglês, SpitFire, que já esteve em Portugal. Além disso, haverá, ainda, a realização de um desfile de moda, o Portugal Air Fashion, com as fardas das companhias aéreas.

Nuno Molarinho explicou que a decisão de fazer o desfile surgiu depois de decidirem “repescar o que acontecia nos anos 60”, que era basicamente uma competição entre companhias aéreas, com um desfile de moda com as fardas das companhias. “No sábado à noite vamos ter um desfile com 10 companhias. Vai-nos trazer o ‘glamour’ das companhias aéreas“, disse.

“O cluster de Ponte de Sor prossegue o seu trilho de inovação e afirmação, como parte estruturante do esforço nacional de desenvolvimento de capacidade no setor aeroespacial“, disse Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, que justificou esta afirmação ao apresentar três grandes projetos em que o município está envolvido.

“O reconhecimento deste percurso é o facto de Ponte de Sor pertencer às agendas mobilizadoras para Portugal com três grandes projetos: o consórcio da agenda Aero.next Portugal, que será responsável por produzir a primeira aeronave portuguesa; o consórcio da agenda Neuraspace, com o valor total do projeto 26 milhões de euros e que visa aumentar a capacidade da Europa de agir de forma sustentável no espaço; e o consórcio Magellan Orbital, para o desenvolvimento, operação e gestão de constelações de satélite”, acrescentou.

Durante os três dias de evento serão abordados os temas da aeronáutica, aeroespacial, defesa e aviação não tripulada, mas também haverá espaço para, pela primeira vez, decorrer uma formação da “IATA GTC – Global Trainig Conference”, que trará cerca de 80 delegados, entre os quais estarão CEO’S, diretores de RH e/ou diretores de formação, de companhias aéreas espalhadas por todo o mundo. Haverá, ainda, a presença de Embaixadas e Câmaras de Comércio e da “EEN – Europe Entreprise Network”, uma associação que mobiliza várias empresas de toda a Europa para networking.

A cimeira que, em 2021, totalizou 10 milhões em negócios gerados diretamente no evento e teve mais de 30 mil espetadores, irá transmitir em direto todas as conferências realizadas durante os três dias do evento, assim como os painéis de discussão, apresentações e workshops.

Os interessados em assistir ao Portugal Summit 2022 devem fazer as inscrições aqui.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal Air Summit: “Maior edição de sempre” arranca dia 12

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião