+M

Toblerone perde direito de utilização da imagem da montanha Matterhorn

Rafael Ascensão,

A embalagem do chocolate Toblerone já não vai ser a mesma. Após ter deslocado parte da produção para a Eslováquia, a marca suíça perdeu o direito de usar a imagem da montanha Matterhorn.

A Matterhorn, uma das mais famosas montanhas dos Alpes suíços, vai deixar de ser a cara das embalagens do chocolate Toblerone. A alteração surge na sequência da decisão de a marca deslocar metade da sua produção para a Eslováquia, o que se torna incompatível com a legislação suíça, que permite apenas o uso de ícones nacionais em produtos produzidos (quase exclusivamente) no país.

 

Segundo a lei, aprovada em 2017, somente produtos em que pelo menos 80% dos componentes tenham origem em território suíço é que podem usar os ícones do país, como a bandeira, expressões como “made in Switzerland” ou outros ícones nacionais, como é o caso desta montanha alpina de 4.478 metros. No caso dos produtos lácteos, a percentagem aumenta para 100%, mas estão previstas exceções para produtos que não existem no país, como é o caso do cacau.

Tendo em conta que metade da produção deste chocolate triangular vai ser transferida para Bratislava, capital da Eslováquia, a lei suíça vai mesmo obrigar a Toblerone a mudar de imagem, algo que vai passar pela substituição do Matterhorn por um logótipo “modernizado” de uma montanha “mais genérica”, explicou a Mondelez, empresa norte-americana detentora da marca Toblerone, conforme refere a Bloomberg (citando o jornal suíço Aargauer Zeitung).

Segundo a mesma informação de um porta-voz da Mondelez, nas embalagens do chocolate também se vai passar a ler “estabelecido na Suíça”, não se encontrando mais a referência “da Suíça”.

A transferência da produção para a Eslováquia – país, aliás, em que a Mondelez também produz os chocolates Milka – deve-se ao facto de os trabalhadores na Suíça terem exigido um aumento salarial de 6%, adianta o jornal brasileiro Folha de S. Paulo. No entanto, à BBC, a marca Mondelez justificou a mudança como uma necessidade para “responder ao aumento da procura a nível mundial e para fazer crescer a marca Toblerone para o futuro”.

A Mondelez detém várias marcas, entre as quais a Côte D’or, a Oreo, Chips Ahoy!, Cadbury, Trident, Halls, Tuc, Tang ou a Belvita.

A Toblerone vai assim ter de se apresentar de “cara lavada” até ao final de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.