Marketing

Primark lança coleção assente na economia circular

Rafael Ascensão,

A primeira coleção de produtos circulares da Primark é composta por calças de ganga, camisas ou t-shirts. Os preços variam entre os 5 e os 25 euros.

São 35 as peças que compõem a nova coleção da Primark, que tem um significado especial para a marca: é a sua primeira coleção de produtos circulares, baseada na nova norma de produto circular da Primark.

Estes novos produtos são assim fabricados para serem usados durante mais tempo e de forma a que possam ser reutilizados ou reciclados. Esta iniciativa visa “ajudar a reduzir o desperdício no setor da moda“, e “faz parte do compromisso da Primark de dar à roupa uma vida mais longa”, refere-se em nota de imprensa.

Segundo Nicholas Lambert, circular product lead na Primark, citado em comunicado, “esta coleção reúne anos de trabalho para criar um novo enquadramento, com a ambição de permitir que as nossas equipas de produto e fornecedores criem mais produtos circulares que são concebidos tendo o seu fim em mente. Isto levou à criação da nossa primeira coleção circular de um guarda-roupa a preços acessíveis, que os clientes podem voltar a vestir, reparar e, por fim, reciclar“.

“Embora esperemos que os nossos clientes gostem de usar cada peça da coleção, também queremos trazê-los connosco nesta viagem, à medida que procuramos mudar as mentalidades sobre o aspeto de um produto acessível e circular. Esta coleção foi criada por um pequeno grupo composto pelos nossos designers, compradores e fornecedores, testando o nosso novo padrão de produto circular e, embora saibamos que este é apenas um pequeno passo no nosso compromisso de nos tornarmos um negócio mais circular, estamos entusiasmados por lançar estes novos princípios de design em todo o nosso negócio e com mais fornecedores, permitindo-nos produzir mais“, adianta ainda Nicholas Lambert.

Já Laura Leahy, assistant buyer for womenswear, refere que “aprender a criar com uma visão verdadeiramente circular tem sido surpreendente. Estive envolvida no design piloto no ano passado e estou tão entusiasmada por finalmente ver o produto a chegar às lojas e ver os nossos clientes a gostarem dele. O que é ótimo nesta coleção é que é são peças essenciais para um guarda-roupa que podem ser combinadas com básicos vezes sem conta“.

Concebida utilizando a nova norma de produto circular da Primark, a coleção baseia-se em princípios estabelecidos pela Fundação Ellen MacArthur e focou-se em três eixos fundamentais: materiais de origem mais sustentável (as roupas da coleção são feitas com pelo menos 95% algodão do Programa de Algodão Sustentável da Primark), durabilidade e reciclabilidade (cada peça é concebida para ser reciclada no fim da sua vida útil, sendo que os clientes podem deixar as peças de roupa usadas num dos pontos de recolha disponíveis nas lojas da Primark em alguns mercados).

“Para responder à atual indústria da moda no que diz respeito ao comprar, fazer e desperdiçar, devemos fazer a transição para uma economia circular para a moda, onde as roupas são mais usadas, pensadas para serem reutilizadas novamente através de materiais seguros, reciclados ou renováveis”, acrescenta por parte da Fundação Ellen MacArthur, Jules Lennon, fashion lead.

Disponível “a partir de meados de Abril”, a Primark coloca assim ao dispor dos clientes a nova coleção de produtos circulares – composta por calças de ganga, a camisas ou t-shirts – com preços a variar entre os 5€ e os 25€. Esta coleção de primavera/verão engloba roupa masculina, feminina e infantil.

A marca afirma que, atualmente, 45% das suas roupas já são feitas de materiais reciclados ou de origem mais sustentável e compromete-se em produzir 100% das suas roupas assim até 2030.

O desenvolvimento deste modelo contou com o apoio do grupo de reflexão de circularidade Circle Economy e a empresa de formação sem fins lucrativos Sustainable Fashion Academy, e a ONG de ação climática, WRAP.

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