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Google vai incorporar Inteligência Artificial para a criação de publicidade

Rafael Ascensão,

O objetivo é revelado depois de a receita com publicidade da Google ter sofrido uma queda de 4% no último trimestre.

A Google está a planear incorporar inteligência artificial (IA) para a criação de publicidade nos próximos meses, revela o Financial Times.

A inteligência artificial “está a desbloquear um mundo de criatividade”, revelou a Google na “AI-powered ads 2023”, uma apresentação a que o Financial Times (FT) teve acesso e onde foi explicado que a Google pretende usar esta ferramenta para criar novos anúncios tendo por base os materiais produzidos por profissionais de marketing.

A estes cabe fornecer os conteúdos – entre imagens, vídeos ou textos – que serão depois misturados pela ferramenta de inteligência artificial e transformados em anúncios que têm por base o público que se pretende atingir ou outros objetivos designados.

Esta nova tecnologia será incorporada no Performance Max, um programa da Google, disponível desde 2020, que usa um algoritmo de modo a ajudar os anunciantes a definirem a sua estratégia, nomeadamente no que diz respeito à forma de investir o orçamento de marketing, onde podem ser encontrados mais clientes (em plataformas da Google como o YouTube, Maps ou Discover) ou onde devem ser colocados os anúncios.

Perante as preocupações que têm surgido quanto à possibilidade de as ferramentas de IA poderem disseminar desinformação, a Google explicou ao FT que pretende colocar “proteções” que permitam evitar erros desse tipo, quando ocorrer o lançamento da ferramenta, agendada para os próximos meses.

A receita da Google com publicidade sofreu uma queda de 4% no último trimestre de 2022, numa quebra de 2,2 mil milhões de dólares (cerca de 2 mil milhões de euros) para 59 mil milhões de dólares (cerca de 54 mil milhões de euros), em relação ao ano anterior, revelou a Campaign.

Em fevereiro a Google lançou o Bard, uma nova ferramenta de inteligência artificial em resposta ao ChatGPT, da concorrente Microsoft. Esta ferramenta retira informações da Internet de modo a fornecer respostas aos utilizadores, que a podem usar tanto com um objetivo puramente informativo como criativo.

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