Google perde 100 mil milhões em bolsa após erro cometido pelo chatbot Bard

Estratégia de inteligência artificial da Google para responder à concorrência do ChatGPT não começou da melhor forma. Programa cometeu um erro e investidores castigaram ações da Alphabet na bolsa.

O plano da Google para responder à ameaça do ChatGPT não está a convencer os investidores, desencadeando uma forte pressão vendedora sobre as ações da casa-mãe Alphabet esta quarta-feira e tirando à empresa 100 mil milhões de dólares em valor de mercado, segundo a Reuters.

Os títulos do grupo fecharam a sessão a cair cerca de 7,5%, mas estiveram a perder 9% a certo ponto, depois de ser tornado público que um anúncio promocional da Google ao novo chatbot Bard mostra o programa a dar uma resposta factualmente errada a uma pergunta.

Esta quarta-feira, a Google apresentou novas funcionalidades assentes em inteligência artificial, numa altura em que a concorrente Microsoft se tem aproximado do ChatGPT, um modelo desenvolvido pela OpenAI capaz de responder em linguagem natural às perguntas dos humanos e que atingiu 100 milhões de utilizadores em dois meses de existência.

A alternativa da Google chama-se Bard, mas um anúncio partilhado pela empresa no Twitter contém um erro factual. A notícia foi avançada pela Reuters e representa uma humilhação para a companhia, ao mesmo tempo que lança luz sobre os riscos inerentes a este tipo de tecnologias.

Segundo a agência, o anúncio promocional da Google (no tweet abaixo) mostra o Bard a responder erradamente a uma questão. À pergunta “Que novas descobertas do telescópio espacial James Webb posso contar ao meu filho de nove anos?”, o programa devolve uma lista de opções, incluindo que o telescópio em questão foi usado para tirar as primeiras fotografias de um planeta fora do sistema solar. Mas a Reuters confirmou através de informação da NASA que as primeiras imagens destes exoplanetas foram captadas pelo Very Large Relescope, do Observatório Europeu do Sul, em 2004.

Confrontada com esta situação, fonte oficial da Google disse à Reuters que este caso “destaca a importância de processos de teste rigorosos”, que foram iniciados “esta semana”. “Vamos juntar o feedback externo aos nossos próprios testes internos para garantir que as respostas do Bard seguem um alto padrão de qualidade, segurança e fundamentação em informações do mundo real”.

A imprensa internacional tem dado conta de que o crescimento acelerado da popularidade do ChatGPT fez soar alarmes na Google. O ChatGPT é gratuito e responde aos pedidos dos utilizadores, mas a OpenAI aponta que o programa não tem informação de eventos ocorridos depois de 2021. Além disso, o modelo ChatGPT também comete erros factuais nas respostas, algo que os especialistas em inteligência artificial chamam de “alucinações”.

Mesmo assim, a Microsoft prepara-se para investir dez mil milhões de dólares na OpenAI, na expectativa de que o modelo que serve de base ao ChatGPT possa dar impulso aos serviços da empresa e ao motor de busca Bing. Os títulos da Microsoft chegaram a ter uma forte subida durante a sessão, mas fecharam a cair 0,31% esta quarta-feira.

O braço de ferro entre Google e Microsoft na inteligência artificial marcou a sessão nas bolsas norte-americanas, num dia em que os principais índices corrigiram dos ganhos da sessão prévia. O S&P 500 caiu 1,04%, o industrial Dow Jones cedeu 0,54% e o tecnológico Nasdaq recuou quase 2%.

(Notícia atualizada pela última vez às 21h47)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google perde 100 mil milhões em bolsa após erro cometido pelo chatbot Bard

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião