Ideias +M

Mais de metade dos profissionais de marketing dizem que a indústria tem um papel a desempenhar na sustentabilidade

Rafael Ascensão,

A quase totalidade dos inquiridos (93%) reconheceu que os consumidores querem viver de uma forma mais sustentável e que é responsabilidade dos profissionais de marketing torná-lo possível.

Cinquenta e quatro por cento dos profissionais de marketing concordam que a indústria tem um papel significativo a desempenhar na educação das pessoas sobre suas escolhas e ações no que toca à sustentabilidade do planeta. No entanto, 39% está apenas agora a dar os primeiros passos em direção a práticas mais amigáveis ​​do clima.

As conclusões são do relatório “Sustainable Marketing 2030“, da WFA (World Federation of Advertisers/Federação Mundial de Anunciantes), que analisou as respostas de 938 profissionais de marketing de 48 países, com uma “mistura de territórios, tamanhos das empresas e categorias”. O estudo decorreu entre outubro de 2022 e março 2023.

“Os profissionais de marketing estão finalmente a entender a escala do desafio que é a sustentabilidade, em particular da crise climática. Chegámos a um ponto em que o status quo já deixou de ser uma opção. A transformação tornou-se essencial. Nós acreditamos apaixonadamente que os profissionais de marketing beneficiam de uma posição única para conduzir a mudança que todos precisamos, graças às suas capacidades de criatividade, inovação e comunicação“, refere, citado no estudo, Stephan Loerke, diretor executivo da WFA.

Mais de metade (54%) dos profissionais concorda assim que a indústria de marketing tem um “papel significativo” a desempenhar na educação das pessoas e 90% mostra-se concordante com o facto de as “agendas” de sustentabilidade terem de ser mais ambiciosas. 94% dos inquiridos afirmou mesmo que os profissionais de marketing deviam atuar de uma forma mais corajosa sobre o assunto, num momento em que há mais marcas do que nunca a colocar a sustentabilidade como uma prioridade fundamental, com um aumento de 26% (2021) para 43%, em 2023.

A quase totalidade dos inquiridos (93%) reconheceu que os consumidores querem viver de uma forma mais sustentável e que é responsabilidade dos profissionais de marketing tornar isso possível. A mesma percentagem de profissionais também considerou que o marketing pode mesmo fazer a diferença no campo da promoção da sustentabilidade.

No entanto, para alcançar as suas “ambições” de uma estratégia de marketing mais assente na promoção da sustentabilidade, 57% dos inquiridos diz precisar de “equipar” as suas equipas com conhecimentos e ferramentas relativos ao tema. Entre outras necessidades elencadas pelos profissionais, encontra-se o acesso a informações sobre como impulsionar um crescimento mais rápido e responsável assente em sustentabilidade (51%), o acesso a estudos de caso (47%), ou a necessidade de um compromisso para uma independência na medição de impacto nos negócios (45%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.