Marketing

Worten lança campanha de marca 2023/24. RAP dá a cara por todas as áreas de negócio

Carla Borges Ferreira,

Mantendo o tom humorístico, a marca consolida a relação com Ricardo Araújo Pereira, que passará a ter uma presença reforçada na TV e digital. António Fuzeta da Ponte explica ao +M como e porquê.

A Worten vai lançar esta sexta-feira a sua campanha de marca para 2023/24. Ricardo Araújo Pereira é o protagonista e, em alguns spots, tem a companhia de Júlia Palha e Inês Aires Pereira.

2023 é o ano da relação. E é também o ano em que a Worten passa a comunicar a uma só voz tudo o que tem para oferecer: tecnologia, novos universos (Marketplace) e serviços. E vamos fazê-lo através de uma campanha agregadora que tem como objetivo final trabalhar a relação, a confiança, a proximidade e a recorrência que queremos passar a ter com os nossos consumidores”, explica ao +M António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Worten.

Mantendo o tom humorístico, a marca consolida assim a relação com Ricardo Araújo Pereira (RAP), que passará a ter uma presença reforçada em TV e digital.

“O RAP vai continuar a dizer que a Worten tem tudo e mais não sei o quê. Mais uma vez afirmamos o nosso posicionamento de one stop shop de todos os portugueses e dizemos que “na loja, na app e em worten.pt temos tudo e mais não sei o quê”. Vamos manter essa linha de comunicação, mas agora aplicado em todas as áreas de negócio e não só aos novos universos”, prossegue o responsável.

Alpinistas amadores, pasteleiros caseiros, naturistas, fotógrafos de ornitologia e convivas de despedidas de solteira são as várias situações presentes na campanha, “onde, através do Ricardo Araújo Pereira, nos vamos meter na vida das pessoas de uma forma divertida para mostrar que a Worten ‘Tem tudo e mais não sei o quê’”, descreve o responsável.

A campanha que agora arranca pretende ser uma homenagem “a todos nós, que levamos vidas plenas e que tentamos combinar, às vezes em equilíbrios bem difíceis, todas as vertentes das nossas vidas”, explica Fuzeta da Ponte. “Somos profissionais, somos pais, mães, filhos e filhas, somos namoradas e maridos e somos simultaneamente apaixonados por culinária, surf, livros, ballet, escalada ou até ornitologia. Parece que nos metemos sempre em tudo, sempre com a mesma paixão”, daí a ideia de que a Worten é a solução, porque “temos tudo e mais não sei o quê!”.

A estratégia da Worten passa por “reforçar que somos a one stop shop dos portugueses” e a uniformização da linha de comunicação segue esse caminho. “Queremos defender e crescer no nosso objetivo de sermos o líder incontestável do omnicanal em Portugal”, afirma.

Gravada em março, a campanha vai prolongar-se ao longo do ano com a divulgação de diferentes filmes. A marca vai ter filmes genéricos, um dos quais com a participação especial da atriz Júlia Palha, e vai reforçar a comunicação no verão, com filmes dedicados ao tema. Vai também existir um filme específico para comunicar a app da Worten, onde pela primeira vez, vão ser atribuídos prémios aos clientes, descreve o responsável.

O Ricardo Araújo Pereira foi sem dúvida um trunfo onde conseguimos aliar a criatividade ao humor de uma forma natural. O humor tem sido um caminho que temos privilegiado nas nossas campanhas e estamos muito satisfeitos com os resultados.

António Fuzeta da Ponte

Vai também ser lançada uma campanha dedicada aos serviços, na qual Ricardo Araújo Pereira se junta a atriz Inês Aires Pereira. “Através da Worten Resolve, marca umbrella de serviços criada em 2010, temos vindo a consolidar a oferta, disponibilizando cada vez mais serviços e mais soluções, numa lógica de corresponder às necessidades e expectativas dos clientes”, recorda o responsável. “Os serviços são um pilar essencial para a estratégia e concretização dos objetivos do negócio da Worten e o objetivo é posicionar, efetivamente, como a one-stop shop também dos serviços, em Portugal”, adianta Fuzeta da Ponte.

O objetivo de qualquer campanha é gerar vendas, mas isso é o objetivo de qualquer campanha produzida por todas as marcas, pelo que temos tentado diferenciar-nos com campanhas inovadoras e impactantes”, sustenta Fuzeta da Ponte sobre esta opção.

O Ricardo Araújo Pereira foi sem dúvida um trunfo onde conseguimos aliar a criatividade ao humor de uma forma natural. O humor tem sido um caminho que temos privilegiado nas nossas campanhas e estamos muito satisfeitos com os resultados”, remata.

Para além do “Temos tudo e mais não sei o quê”, a marca vai continuar a afirmar “O nosso forte é o preço”. “O claim que está no top of mind de muitos portugueses e vamos continuar a mantê-lo como estratégico no posicionamento da Worten”, justifica ao +M.

Com criatividade da Fuel, a realização é da dupla Tiago Guedes e Stepan Klein.

Desta nova linha de comunicação, João Madeira da Silva, diretor criativo da Fuel, destaca “as possibilidades que se abrem”. “Quando juntamos tudo o que a Worten tem para oferecer com tudo o que as pessoas gostam de fazer, o resultado é um leque enorme de situações para explorar. Isso permite-nos criar uma campanha visualmente fresca, em que temos, por exemplo, o Ricardo Araújo Pereira e a Júlia Palha a fazer escalada junto ao mar”, diz o também co-CEO da agência do grupo Havas.

O criativo que assinou as primeiras campanhas da marca com Ricardo Araújo Pereira conta agora com o humorista de uma forma mais abrangente. “É um privilégio. Significa uma campanha divertida, significa que, em cada take, temos muito mais do que esperávamos e significa que vamos conseguir chegar a muita gente que tem no Ricardo uma referência”, diz ao +M.

 

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