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CMOs com mandatos mais curtos em 2022, revela estudo

Rafael Ascensão,

Em 2022, 47% dos diretores de marketing da Fortune 500 eram mulheres e 14% pertenciam a grupos raciais ou étnicos historicamente sub-representados.

Em média, os mandatos dos diretores de marketing da Fortune 500 (compilação das 500 maiores empresas dos EUA) em 2022 foram de 4,2 anos, uma média mais baixa do que aquela registada no ano anterior (4,5). No entanto, a diversidade de género e étnica/racial aumentou no ano passado. As conclusões são de um novo estudo da Spencer Stuart.

Por outro lado, a permanência média dos diretores de marketing entre os 100 maiores anunciantes dos EUA foi menor, numa média de 3,3 anos, “em grande parte devido à diferença de tamanho e composição dos dois conjuntos de dados”, refere-se nas conclusões do estudo.

A Spencer Stuart revela inclusive que um mandato mais curto não deve ser encarado como consequência de um mau desempenho, tendo em conta que, muitas vezes, é antes uma consequência de sucesso e de promoção para outras funções. Entre os 100 principais anunciantes, por exemplo, quase 30% dos diretores de marketing eram novos (mandato de 12 meses ou menos) no emprego em 2022, em comparação com apenas 18% dos diretores da Fortune 500.

A pesquisa revelou também que 77% dos diretores de marketing que saem da lista dos 100 principais anunciantes vão para cargos “maiores e melhores”, onde se incluem cargos de gestão e cargos de direção de marketing em empresas maiores. Por outro lado, e em comparação, o papel de diretor de marketing nas empresas da Fortune 500 costuma figurar como um destino final de carreira.

Segundo os dados recolhidos pela Spencer Stuart, em 2022, 47% dos diretores de marketing da Fortune 500 eram mulheres, o que representa um aumento de três pontos percentuais face a 2021.

O cargo de diretor de marketing foi também desempenhado por pessoas de grupos raciais ou étnicos historicamente sub-representados numa percentagem de 14%, um aumento de 12% em relação ao ano anterior.

Já entre os 100 principais anunciantes, as mulheres ocuparam 53% das funções de direção de marketing em 2022, em comparação com 50% no ano anterior, e 18% dos diretores de marketing em 2022 eram de grupos raciais e étnicos sub-representados, contra 15% em 2021.

Outra das conclusões do estudo foi que 54% dos diretores de marketing foram promovidos dentro da empresa onde trabalhavam, um valor que desceu ligeiramente face aos 56% registados em 2021. Entre as contratações externas à empresa, 37% vieram de um setor diferente.

Já entre os diretores de marketing dos 100 principais anunciantes, 60% foram promovidos dentro das empresas, 40% foram contratados externamente e 28% já tinham experiência como diretores de marketing antes de assumirem funções.

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