Negócios +M

Agências de publicidade e de telemarketing com crescimento de 15%

Carla Borges Ferreira,

São 4.409 as empresas registadas como agências de publicidade que apresentaram contas e as empresas de telemarketing representam 150 empresas no mercado português.

O volume de negócios das agências de publicidade e de telemarketing cresceu cerca de 15% em 2021, representando 1.696.027.705 euros.

De acordo com dados do Insight View da Iberinform, são 4.409 as empresas registadas como agências de publicidade que apresentaram contas e 150 as empresas de telemarketing no mercado português. Neste estudo foram consideradas, esclarece a Iberinform, todas as empresas classificadas na base de dados com o CAE 822 (atividades dos centros de chamadas) e CAE 7311 (agências de publicidade).

A filial da Crédito y Caución justifica “o crescimento significativo” das empresas destes setores com o acesso facilitado a tecnologias de comunicação, a procura de estratégias de marketing mais sofisticadas e a crescente importância da presença online das empresas.

Os dados revelam que 27% das empresas destas áreas têm entre 2 e 5 anos e 21% estão entre os seis e os dez anos. E 17% foram formadas no último ano. Com mais de 25 anos surgem apenas 7 % das empresas.

“Estes dados indicam que, embora haja um número significativo de empresas mais novas a entrar nestes mercados, muitas empresas mais antigas têm conseguido manter-se relevantes e competitivas nos setores ao longo dos anos, sendo que 45% das empresas com mais de 25 anos apresentam um volume de negócios de 45% do total”, analisa a Iberinform.

Relativamente ao risco, 55% apresentam um risco médio, 26% um baixo risco e 19% destas empresas têm dificuldade em pagar as suas faturas.

O setor é dominada por microempresas, representando aproximadamente 92% do universo. As pequenas empresas são cerca de 7% e o número de empresas de média e grande dimensão apenas de 1%. Lisboa concentra 45% do total das empresas destes setores, seguindo-se o Porto, com 17%.

“A análise dos indicadores financeiros destas empresas mostra uma taxa de exportação de 31%, o que indica uma capacidade das empresas em se internacionalizar e ampliar o seu alcance para outros mercados. Em relação à autonomia financeira, estes setores apresentam um índice de 37%, isto é, uma boa capacidade de gerar recursos próprios para financiar as suas atividades”, revela o relatório

A solvabilidade das empresas de telemarketing e agências de publicidade está em torno dos 60%, “o que mostra uma capacidade satisfatória de honrar compromissos financeiros no curto e médio prazo”, conclui o Insight View.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.