Universidade de Aveiro leva astronomia às escolas básicas de Anadia

  • ECO
  • 18 Maio 2023

Iniciativa da associação sediada no departamento de Física da Universidade de Aveiro envolve cerca de 500 alunos de 12 estabelecimentos de ensino do concelho de Anadia.

A Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA), em parceria com a Câmara Municipal de Anadia, vai levar sessões de astronomia às escolas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública deste concelho.

Esta iniciativa, detalha o município da zona Centro, é um complemento ao plano curricular dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, no âmbito da disciplina de Estudo do Meio. Este ano, o tema é “Plutão e mais além” e envolve cerca de 500 alunos de 12 estabelecimentos de ensino.

As sessões arrancaram esta semana e prolongam-se até ao dia 26 de maio. O Centro Escolar de Arcos foi o primeiro estabelecimento de ensino a receber a iniciativa, seguindo-se as escolas básicas de Tamengos, Aguim, Chãozinho (Amoreira da Gândara), Poutena, Vilarinho do Bairro, Moita, Vila Nova de Monsarros e Mogofores, e os centros escolares de Paredes do Bairro, Avelãs e Sangalhos.

A FISUA – Associação de Física da Universidade de Aveiro é uma associação sem fins lucrativos, sediada no departamento de Física da Universidade de Aveiro, que conta com mais de 900 associados e que aposta na divulgação da Física e da Astronomia em Portugal.

Fundada em 1993, a FISUA dedica-se à promoção da Física e da Astronomia, fazendo visitas frequentes a escolas, centros de ciência e outras instituições e eventos, com o planetário portátil, telescópios, feiras de ciência e workshops. Todos os semestres organiza novos cursos de Astronomia em regime livre e abertos à população em geral, assim como outros eventos relacionados com a disciplina.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade de Aveiro leva astronomia às escolas básicas de Anadia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião