Desafios 5.0 envolveu mais de 200 empreendedores e 40 empresas do Norte e Centro

No último ano e meio, projeto da AEP abrangeu mais de 460 horas de capacitação, 720 horas de mentoria e 500 horas de consultoria de consolidação do plano de negócios para alavancar o empreendedorismo.

No âmbito do projeto “Desafios 5.0”, que decorreu entre novembro de 2021 e junho de 2023, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) calcula que este projeto tenha apoiado mais de 200 empreendedores e 40 empresas, constituídas há menos de dois anos no Norte e Centro do país,

A iniciativa foi lançada pela AEP com a missão de “promover o espírito empresarial do Norte e Centro” do país. No total, segundo contas da associação patronal nortenha, foram realizadas mais de 460 horas de capacitação, 720 horas de mentoria e 500 horas de consultoria de consolidação do plano de negócios para os 25 melhores projetos concorrentes.

Estes projetos em destaque contaram com apoio para consolidar o plano de negócios, viabilizar oportunidades de negócio e robustecer e potenciar a viabilização das ideias apresentadas. Abordam temas transversais como saúde, alterações demográficas e bem-estar, segurança alimentar, agricultura e silvicultura sustentáveis, energia não poluente, transportes inteligentes e ecológicos, ação climática, ambiente e eficiência de recursos e matérias-primas.

Aos seis melhores projetos do Desafios 5.0 vai ser atribuído o Prémio SpeedUp, no valor individual de cinco mil euros. Os vencedores vão ser conhecidos ao final da tarde desta terça-feira, durante a cerimónia de encerramento do projeto, que decorre em Leça da Palmeira (Matosinhos).

O júri dos prémios Speed Up é composto por Ricardo Luz (partner da Gestluz e presidenO Desafios 5.0 te da Invicta Angels), Hugo Ramos (co-founder and partner da Matching Ventures), Tim Vieira (founder and CEO da Brave Generation Academy), Helena Maio, (diretor new business and adviser to the board of Portugal Ventures) e Pedro Janeiro, strategy and consulting director da Accenture Portugal).

Em declarações ao ECO, o líder da AEP salienta que este foi um “projeto relevante na promoção do espírito empresarial destas duas regiões“, tendo sido “criadas condições que facilitam, apoiam e incrementam a materialização das ideias de negócio e minimizam as dificuldades apresentadas por empreendedores”.

“A AEP contribuiu para um ambiente mobilizador e propício ao empreendedorismo qualificado e criativo, que se traduz em iniciativas empresariais que promovem soluções inovadoras aos desafios sociais, com impacto significativo na melhoria do bem-estar social e no crescimento inteligente, inclusivo e sustentável”, acrescentou Luís Miguel Ribeiro.

Este projeto assentou em três ações centrais: Call For Ideas (captação de ideias em fase embrionária), Call For Acceleration (captação de ideias numa fase mais desenvolvida ou startups constituídas há menos de 2 anos) e Call For Needs (para empresas interessadas em lançar desafios que possam ser resolvidos pelos empreendedores).

O Desafios 5.0 representou um investimento total de 720 mil euros, cofinanciado pelo Compete 2020, no âmbito do Portugal 2020 e com o apoio da União Europeia através do Fundo Social Europeu. Conta com o apoio de empresários, startups, administração pública, municípios e outras associações empresariais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desafios 5.0 envolveu mais de 200 empreendedores e 40 empresas do Norte e Centro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião