Luís Miguel Ribeiro reconduzido na liderança da AEP com 95% dos votos

Luís Miguel Ribeiro (conselho de administração) Ana Paula Roque (assembleia-geral), José Manuel Fernandes (conselho-geral) e Alberto Castro (conselho fiscal) assumem funções até 2026.

Naquele que foi “o mais participado ato eleitoral de sempre”, os associados da Associação Empresarial de Portugal (AEP) elegeram com 95% dos votos expressos os novos órgãos sociais para o quadriénio 2023-2026, de acordo com os dados facultados ao ECO pela mais importante associação patronal do Norte do país.

Os órgãos agora eleitos serão presididos por Ana Paula Roque (mesa da assembleia-geral, em representação da Revigrés), José Manuel Fernandes (conselho-geral, em representação da Frezite), Luís Miguel Ribeiro (conselho de administração, a título individual) e Alberto Castro (conselho fiscal, em representação da Universidade Católica). O fecho da assembleia eleitoral e a contabilização dos votos aconteceram a 12 de junho, quase dois meses depois da data inicialmente prevista.

À terceira foi mesmo de vez. A assembleia eleitoral da AEP começou por ser adiada de 17 de abril para 29 de maio devido a uma irregularidade na primeira convocatória, mas o processo acabou por não ser encerrado nesse dia, por decisão do antigo presidente da assembleia-geral, José António Barros, que invocou um atraso dos CTT na entrega dos boletins para o voto por correspondência. Um total de 1.280 boletins de votos foi enviado para os associados com as quotas em dia.

Como o ECO noticiou em primeira-mão, Miguel Pinto (diretor-geral da Continental Advanced Antenna), José Luís Ceia (líder da Enjoysmile e atual presidente da Associação Empresarial do Alto Minho) e Eduardo Viana (CEO da Dourogás) serão os vice-presidentes da AEP nos próximos quatro anos, num conselho de administração que continuará a ser comandado por Luís Miguel Ribeiro, de 52 anos, que assumiu pela primeira vez a presidência em 2019 após a morte de Paulo Nunes de Almeida.

A lista para os órgãos sociais no mandato 2023-2026 mostrou uma renovação quase completa no conselho de administração, já que apenas Eduardo Viana foi reconduzido. Para vogais entraram três caras novas: Alexandre Almeida (Kis Consulting), Raquel Vieira de Castro (Vieira de Castro) e Benedita Amorim Martins (Conduril), filha de António Amorim Martins, que foi presidente da AEP nos anos 1980.

José Manuel Fernandes, fundador da Frezite, encabeçou a lista para o conselho-geral, que, após a recente alteração dos estatutos, deixou de ser liderado pelo presidente do conselho de administração e “assume um papel de supervisão das políticas e posicionamentos estratégicos da AEP”. Em comunicado, o empresário da Trofa frisa que a “experiência” que trazem as empresas com assento neste órgão “será seguramente uma mais-valia para a continuação da defesa dos interesses das empresas e consequente afirmação da AEP”.

Conheça os novos órgãos sociais da AEP

Mesa da assembleia-geral

Presidente: Ana Paula Roque (Revigrés)

Vice-presidente: Ricardo Abrantes (Almas Design)

Secretário: Pedro Barros Pereira (Parques do EDT)

Conselho-geral

Presidente: José Manuel Fernandes (Frezite)

Vice-presidentes: Paulo Barros Vale (Valcorp SGPS), Manuela Tavares de Sousa (Imperial), José Pedro Freitas (Mota Engil), Fernando de Sousa (CEI – Companhia de Equipamentos Industriais)

Vogais: Andreia Meireles (Meireles), José Ferraz (Lusoverniz), Carlos Barbot (Diera), Idalino Leão (Agros), Joana Ribeiro (Mercadona), João Pimenta (Sopimenta), João Rafael Koehler (IAFE, Instituto da Empresa), Jorge Leite de Pinho (Arsopi), José Alexandre Oliveira (Riopele), José Redondo (Bial), José Fernando Figueiredo (Knowledge Factory), José Manuel Lopes de Castro (Norprint), Manuel Violas (Super Bock), Nuno Rangel (Rangel Invest), Paula Ferreira (Douro Azul), Paulo Sousa (Proef), Pedro Pinto (Primor), Pedro Silva Reis (Real Companhia Velha), Ricardo Costa (Loqr), Rui Faria (Indinor), Vítor Neves (RAR)

Conselho de administração

Presidente: Luís Miguel Ribeiro (individual)

Vice-presidentes: Miguel Pinto (Continental Advanced Antenna), Eduardo Viana (Dourogás), José Luís Ceia (Enjoysmile)

Vogais; Alexandre Almeida (Kis Consulting), Raquel Vieira de Castro (Vieira de Castro), Benedita Amorim Martins (Conduril)

Conselho fiscal

Presidente: Alberto Castro (Universidade Católica Portuguesa)

Vogal efetivo: Carlos Gomes (Isegoria Capital)

ROC efetivo: Luís Silva (KPMG)

ROC suplente: Pedro Costa (KPMG)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luís Miguel Ribeiro reconduzido na liderança da AEP com 95% dos votos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião