Ravasqueira do Alentejo aponta aos mercados da Finlândia e Suécia
Produtora de vinhos Ravasqueira quer conquistar os mercados finlandês e sueco, e crescer mais nos EUA. Com uma faturação de 22 milhões de euros, empresa quer posicionar-se nos vinhos premium.
Com 60% da produção para consumo nacional e os outros 40% exportados para o Brasil, para o Norte da Europa e para EUA, a alentejana Ravasqueira posiciona-se no mercado com mais três novos vinhos da gama Heritage e quer ser “uma marca forte e de referência”. Mas tem outra “ambição”: conquistar o Centro e Norte da Europa, nomeadamente países como Finlândia e Suécia, e crescer mais nos EUA“, avança ao ECO/Local Online o enólogo David Baverstock, que “vestiu a camisola” da produtora do Alentejo depois de três décadas no Esporão.
“Queremos posicionar-nos no mercado como produtores de vinhos de referência e com uma marca forte“, frisa, por sua vez, Vasco Rosa Santos, administrador da Ravasqueira, situada nos arredores da vila alentejana de Arraiolos. Nesse sentido, a empresa prevê igualmente lançar um vinho de autor em 2025.
“Temos 25 anos de vinho e mais 70 de história enquanto herdade, na família, e achamos que temos as condições para lançar um vinho especial e de autor com a nossa chancela Ravasqueira”, avança Vasco Rosa Santos, que espera manter este ano a faturação de 2022 na ordem dos 22 milhões de euros. “Não vamos ter o crescimento de anos anteriores, tendo em conta o contexto da economia internacional que estamos a viver”, argumenta.
“A Ravasqueira nasce em 1998 fruto da paixão e convição do nosso fundador”, completa. A empresa mantém uma ligação de três gerações à família José de Mello, desde 1943.
Queremos posicionar-nos no mercado como produtores de vinhos de referência e com uma marca forte.
A marca alentejana lançou recentemente uma nova gama premium Heritage com três novos vinhos — Heritage Branco, Tinto e Rosé –, com assinatura do australiano David Baverstock que procura “mais elegância, complexidade e frescura nos vinhos”.
“São vinhos de topo e de qualidade”, de perfil moderno e sui generis, respeitando as técnicas tradicionais, descreve Vasco Rosa Santos. Para tal, em muito contribui um microclima gerador de “condições ímpares” para as vinhas plantadas em 28 parcelas com vários tipos de castas, na propriedade que conta com uma área de 3.000 hectares.
A atuar no mercado dos vinhos com marcas como a Ravasqueira, o Coutada Velha, o Guarda Rios ou Dona Vitória, a empresa exporta atualmente para mais de 25 mercados internacionais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ravasqueira do Alentejo aponta aos mercados da Finlândia e Suécia
{{ noCommentsLabel }}