Dove apela a que influenciadores fiquem off durante 24 horas
Segundo a Dove, as redes sociais estão a afetar nocivamente a saúde mental de dois em cada cinco jovens em Portugal e nove em cada 10 já foi exposto a conteúdos de beleza tóxicos nestas plataformas.
De forma a assinalar o Dia Mundial das Redes Sociais (celebrado esta sexta-feira), a Dove desafia os influencers a desligarem-se destas plataformas, pelo menos durante 24h, como “forma de manifesto contra a toxicidade online a que somos expostos diariamente”.
O desafio foi feito através de uma carta aberta, dirigida a algumas das principais agências de marketing de influência em Portugal, acompanhada por uma petição internacional que tem como objetivo “tornar as redes sociais mais seguras e positivas“.
A carta enviada foi escrita na primeira pessoa por Catarina Cabrera, uma influenciadora portuguesa e embaixadora da Dove, que é desde jovem impactada negativamente pela pressão das redes sociais na sua saúde mental.
Catarina Cabrera expõe na carta “como é que os conteúdos tóxicos das redes sociais a têm deixado vulnerável ao longo dos anos e explica como é que tem lutado para contrariar os efeitos nocivos destas plataformas na sua autoestima”, explica-se em nota de imprensa.
Ao mesmo tempo, o texto apela a que os influenciadores em Portugal unam esforços para fazer das redes sociais “espaços mais conscientes, de entreajuda e empáticos”, repto ao qual se juntam as também embaixadoras da Dove, Carolina Deslandes e Catarina Raminhos.
“Cada vez mais jovens dizem-se viciados nas redes sociais e oito em cada 10 admite mesmo que prefere comunicar com outras pessoas através destas plataformas do que pessoalmente. Consideramos que estes dados são preocupantes e é por isso que lançámos esta iniciativa: queremos que os jovens percebam como é importante haver momentos em que se desconectam dos ecrãs para viverem um presente onde não existem filtros”, diz Maria Matos, responsável pelo Projeto Pela Autoestima de Dove em Portugal, citada em comunicado.
A mesma acrescenta ainda que a marca faz um apelo direto aos influenciadores, “porque sabemos que estes têm, hoje em dia, o poder de influenciar a autoestima dos jovens e consideramos que também eles devem ser responsáveis pela promoção de conteúdos mais saudáveis e positivos nas redes sociais, incentivando a beleza real e inclusiva em lugar da beleza estereotipada”.
Segundo a Dove, as redes sociais estão a afetar nocivamente a saúde mental de dois em cada cinco jovens em Portugal, e nove em cada 10 já foi exposto a conteúdos de beleza tóxicos nestas plataformas.
“Mais do que expor a problemática das redes sociais na saúde mental dos jovens, a Dove quer levar a cabo uma mudança efetiva e é por isso que já avançou este ano com uma petição internacional, cujo objetivo é regulamentar as redes sociais no Parlamento Europeu, balizando que comportamentos devem ser admitidos nestas plataformas e que comportamentos devem ser considerados nocivos e repensados“, adianta-se ainda em comunicado.
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