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Marcas de mãos dadas com a JMJ

Rafael Ascensão,

Seja através de apoios, ativações, lançamento de produtos comemorativos ou campanhas, muitas foram as marcas e entidades que se aliaram à Jornada Mundial da Juventude. Veja alguns exemplos.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) traz até Portugal cerca de 1,5 milhões de pessoas entre os dias 1 e 6 de agosto. Muitas foram as marcas e entidades que se quiseram aliar, de uma forma ou de outra, a este que será um dos maiores eventos de sempre realizados em Portugal. Apoios, ativações de marca, lançamento de produtos comemorativos ou campanhas são algumas das iniciativas.

Sendo um dos parceiros fundadores, a Meo aliou-se ao evento enquanto parceiro tecnológico. “Enquanto marca de causas o Meo estabeleceu a intenção de intervir ativamente em áreas que considera fundamentais e que estejam alinhadas com o seu propósito de humanizar”, refere a Meo. A marca de telecomunicações será responsável pela disponibilização do acesso à rede de fibra ótica, o reforço da cobertura móvel, o acesso a rede wifi e o desenvolvimento de uma app mobile.

Por outro lado, naquela que é uma ação de sensibilização de verão, a marca associou-se à Garnier Ambre Solaire de forma a disponibilizar protetor solar gratuitamente para alertar para os “riscos associados a uma exposição solar excessiva”, explica em comunicado. Para isso, entre 1 e 6 de agosto, irão estar instalados dispensadores de protetor solar pelo Campo da Graça, situado no Parque Tejo, local onde se realiza a Vigília com os Jovens e a Santa Missa no Dia Mundial da Juventude, ambas celebradas pelo Papa Francisco.

Já o Pingo Doce, é o “Parceiro Fundador de Alimentação” do evento. “Pela energia do Bem que convoca, é com orgulho que apoiamos este evento, servindo a nossa Comida Fresca nos principais recintos”, diz a cadeia de supermercados, adiantando que a sua ajuda passa também por compor os kits de acolhimento aos peregrinos e os kits de alimentação para a vigília.

O Pingo Doce reforçou ainda as equipas de 80 lojas “de Setúbal a Santarém e ainda Fátima, durante o período da Jornada Mundial da Juventude, o maior evento que Portugal já recebeu”, alargou horários e reforçou stocks e comunicação em inglês.

Além de ter criado um “menu peregrino” – disponível através do código QR ou para qualquer cliente a 4,99 euros – o Pingo Doce vai ainda permitir o reenchimento gratuito das garrafas exclusivas ECO Água Filtrada.

Já o El Corte Inglés, outro dos parceiros fundadores, vai apoiar a iniciativa através da cedência de espaços, apoio a refeições ou voluntariado de colaboradores, “entre outras [ações] que, entretanto, se vierem a revelar necessárias”. O merchandising oficial da JMJ (bem como recordações de Lisboa e Portugal) estará disponível no Espaço Peregrino do El Corte Inglés de Lisboa e no site da marca.

“O El Corte Inglés entende que deve devolver à sociedade o que dela recebe e acredita que apoiar a JMJ Lisboa 2023 é a sua forma de contribuir para a cidade de Lisboa e para a sua promoção e divulgação internacional”, afirmou Enrique Hidalgo, diretor-geral do El Corte Inglés Portugal, na divulgação da parceria.

A Fidelidade, por seu lado, é a parceira de seguros da JMJ, assegurando a cobertura e a proteção de serviços de assistência até e durante aquele que é o maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.

A Fidelidade disponibilizou assim seguros de responsabilidade civil, acidentes de trabalho, voluntariado, acidentes pessoais, saúde, bens patrimoniais e automóvel e serviços de assistência a todos os voluntários que prepararam o encontro e a todos os peregrinos que vêm participar.

Mas muitas outras marcas, mesmo não constando entre os parceiros enunciados no site da JMJ, aliaram-se ao evento, realizando iniciativas ou parcerias diversas.

A Vista Alegre, por exemplo, desenvolveu quatro peças exclusivas em porcelana, de forma a assinalar a realização do evento – uma bandeja, um porta lápis, um íman e uma cruz em porcelana com a simbologia da Jornada.

Por outro lado, os CTT lançaram uma edição de selos dedicada à JMJ Lisboa 2023, emitindo dois selos – com valores faciais de 0,61 e 1,15 euros e tiragem de 75 mil de cada – bem como um bloco filatélico, “onde se apresentam os principais fios condutores da JMJ”, podendo o mesmo ser adquirido por três euros.

“#ste acontecimento histórico que se concretiza este ano em Lisboa, teria obrigatoriamente de fazer parte do nosso plano filatélico nacional”, referem os CTT.

“Não desperdice: Partilhe!” é o mote da campanha conjunta da Jornada Mundial da Juventude e do Banco Alimentar Contra a Fome que se uniram contra o desperdício alimentar. A campanha “pretende chamar a atenção, de forma ativa, para uma questão que só poderá ser minorada com a vontade de todos”, pelo que é feito o apelo aos peregrinos para que coloquem todos os alimentos que não sejam consumidos (desde que embalados), em caixas especificamente concebidas para o efeito.

Os alimentos serão depois recolhidos pelo Banco Alimentar, verificados de forma a garantir a segurança alimentar, e encaminhados para pessoas com carências alimentares comprovadas, explica-se em comunicado.

Ainda no âmbito de campanhas, a Valorsul – empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos 19 Municípios da zona de Lisboa e Região Oeste – lançou uma nova campanha institucional no âmbito da JMJ, visando “sensibilizar os peregrinos para a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos, procurando minimizar o impacto ecológico da sua presença em Lisboa através da adoção de práticas sustentáveis”, explica-se em nota de imprensa.

Tendo os trabalhadores da Valorsul como protagonistas e com o mote “Uma Boa Ação Muda o Mundo”, a campanha conta com uma intervenção na fachada da Valorsul, com dinâmicas digitais, e com a presença de voluntários em Belém e no Parque Tejo, entre 1 e 6 de agosto, que vão ser responsáveis por sensibilizar e consciencializar os peregrinos, explica.

“A Valorsul é um dos parceiros da JMJ para a área da sustentabilidade, pelo que assumimos o compromisso de dinamizar iniciativas que deixem um legado duradouro em todos os que participam nesta jornada e que reflitam os nossos valores comuns, para juntos construirmos a Jornada mais sustentável de sempre”, afirma Susana Silva, diretora de comunicação e sensibilização da Valorsul, citada em comunicado.

De forma a assinalar este “momento histórico”, também o Banco de Portugal emitiu uma moeda corrente comemorativa de 2 euros. João Duarte foi o escultor convidado para desenhar a moeda comemorativa, para a qual foi definido o limite de emissão de um milhão de unidades.

A moeda comemorativa entrou em circulação no dia 19 de julho e a sua distribuição ao público é efetuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

No setor da restauração, são várias as cadeias que se aliaram ao evento disponibilizando menus para os peregrinos, como o Burger King, KFC, Portugália, Pizza Hut, Telepizza ou Padaria Portuguesa. Os peregrinos podem aceder a estes pacotes através do QR Code da sua credencial, o que lhes permite fazer as suas refeições nos estabelecimentos de restauração aderentes à rede de restauração do evento. A lista completa pode ser consultada aqui.

Muitas outras marcas aliaram-se também ao evento através da disponibilização de descontos. A TAP, por exemplo, dá um desconto de 10% para aqueles que escolheram o avião como meio de transporte para o evento, nomeadamente nas passagens áreas dos voos que aterrem ou descolem dos aeroportos de Lisboa e Porto até 10 dias antes ou 10 dias depois do início da JMJ Lisboa 2023.

Já a Associação da Hotelaria de Portugal promoveu descontos entre 10 e 15% no preço de alojamento em hotéis de todo o país entre 22 de julho e 16 agosto para que os peregrinos que venham à JMJ possam aproveitar para conhecer Portugal.

Até ao dia 31 de agosto, os detentores de credenciais da JMJ podem também usufruir de um desconto de 15% no bilhete para o Jardim Zoológico de Lisboa. Já o Oceanário optou por lançar bilhetes especiais, a 10 euros (desconto 60%), válido entre o período de 24 de julho e 11 de agosto (das 17h-20h) e nos dias 5 e 6 de agosto (das 10h-20h).

Também a Marinha Portuguesa se aliou ao evento, pretendendo dar a descobrir o passado marítimo dos portugueses, oferecendo aos peregrinos as entradas no Museu de Marinha, no Planetário de Marinha (Belém), na Fragata D. Fernando II e Glória (Cacilhas) e no Aquário Vasco da Gama (Algés), entre 25 de julho e 10 de agosto. Os Fuzileiros da Marinha também prepararam equipas de voluntários do Jornadas Mundiais da Juventude através de ações de formação em liderança.

Foto: Marinha Portuguesa

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