Ideias +M

Como os canais desportivos preparam a nova época

Rafael Ascensão,

O +M falou com a Sport TV e a Eleven de forma a perceber como os canais desportivos - que estão a apostar no digital - prepararam a nova época, quais as novas apostas e como o estão a comunicar.

Com o início da época desportiva, novas oportunidades se levantam para os canais desportivos que tentam chegar cada vez mais perto dos clientes, reinventando-se e apostando em inovadoras ofertas e tecnologias.

A vertente digital assume um papel cada vez mais preponderante, com a Eleven a migrar para a app da DAZN e com a Sport TV a manter a aposta na sua app. Para esta época 2023/2024, à já habitual cobertura do futebol masculino cresce também a atenção dada à vertente feminina bem como a outros desportos, como motorizados, de combate ou futebol americano.

Para a Sport TV, o início da época “é sempre um momento muito especial em termos de comunicação” ao qual dá “especial atenção”. “Se repararmos bem, o início de uma nova época, além de trazer novidades das competições, através da apresentação dos plantéis, jogadores e toda a envolvência, acarreta também uma enorme expectativa por parte do espectador, um espectador cada vez mais exigente na forma como consome o desporto“, diz fonte oficial da Sport TV ao +M.

O canal tem apostado na vertente digital, que diz ser “crucial”, classificando a app Sport TV como “um serviço único e ímpar no mercado, que nos aproxima dos adeptos e fãs de desporto através das dinâmicas e das interações que dispõe“. A aplicação oferece aos espectadores funcionalidades como resumo de jogos ou podcasts bem como “o guia ideal para entrarem em grande na nova época desportiva, a par de um acompanhamento diário sobre tudo o que acontece no desporto”, acrescenta a Sport TV.

Para este ano o canal optou por reforçar a aposta na interação com o público, pelo que além do Predictor da Fórmula 1 (onde os utilizadores podem competir entre si e interagir com os comentadores) e das votações para o melhor golo da jornada, foram introduzidas duas novas rúbricas, a do Herói do Público (onde os utilizadores podem votar naquele que para si foi o melhor jogador de um determinado jogo da Liga Portugal Betclic) e a do Predictor da Liga Portugal Betclic (onde os utilizadores podem prever os resultados de todos os jogos da jornada do campeonato português).

Para a nova época, que “já está a ser planeada há muito tempo”, o canal, em termos de comunicação, procura “aproximar os espetadores e fãs de desporto das equipas e das competições, trazendo dinâmicas pouco habituais em Portugal”, explica ainda a Sport TV ao +M.

Assim, no caso da Liga Portugal Betclic e da Liga Portugal Sabseg, o canal conta com a campanhaOlh’á Booolaaa!”, cujo objetivo passa por “juntar os mais diversos intervenientes do panorama desportivo nacional para apresentar a nova época, num ambiente único e diferente do habitual”.

A Sport TV lançou ainda o “Desafio: 36 clubes, 2 humoristas”, um programa que destaca o início da nova época e que conta com a participação dos humoristas Diogo Batáguas e Luana do Bem, que visitam todos os 36 clubes das duas primeiras ligas portuguesas para verificarem se de facto está tudo realmente a postos para o arranque das competições.

Já a Eleven diz que, passados cinco anos desde a sua chegada ao mercado nacional, tem “um enorme desafio para esta nova época”, o de “criar e desenvolver uma nova marca“:

“Depois de entrar no mercado com uma nova forma de comunicar desporto, de entregar conteúdos que os fãs querem e interagir com os subscritores como nunca visto, temos como objetivo garantir uma transição de um co-brand entre Eleven e DAZN, empresa que nos adquiriu recentemente”, refere Nuno Miranda diretor de marketing da Eleven na DAZN.

“Portanto a DAZN, a nova casa da Eleven será o nosso ponto de partida para fazer chegar aos fãs de desporto mais e melhores conteúdos numa nova plataforma que pretende ser o maior destino digital de desporto”, diz Nuno Miranda, acrescentando que o canal vai “continuar a apostar na inovação e disrupção da comunicação desportiva“, sendo que a DAZN “traz consigo várias inovações digitais à Eleven que nos vão ajudar a aproximar ainda mais a marca aos fãs de desporto”.

“A bidirecionalidade da comunicação entre a marca e o fã continuará a ser um dos focos principais na estratégia de marketing”, afirma também o diretor de marketing da Eleven na DAZN.

Recentemente, a gestão da comunicação da Eleven também foi assumida por João Barroso Viegas, tendo ficado encarregue pela comunicação tanto a nível interno como externo e pelo respetivo plano de desenvolvimento, implementação e estratégia para o mercado nacional.

Além disso, os subscritores podem também contar com “novidades a nível de formatos, conteúdos e várias funcionalidades” que serão disponibilizadas ao longo do ano na nova plataforma da DAZN.

“Somos uma empresa muito customer centric e data driven em prol da melhor experiência desportiva, independentemente do canal pelo qual os adeptos visualizam os nossos conteúdos. É com este mindset de sempre, focado em trazer soluções pragmáticas e que melhoram a experiência dos fãs de desporto, que encaramos a nova época. Como se costuma dizer na gíria, em equipa que ganha, não se mexe”, acrescenta o diretor de marketing da Eleven na DAZN.

Edifício sede da Sporttv

Como novidades para este ano, em termos de transmissões televisivas, a Sport TV – que se reconhece a si mesma como “a casa do desporto português” – fará da Liga Portugal Betclic (este ano com um reforço no que aos meios de produção diz respeito, especialmente em termos de realidade aumentada) e da Liga Portugal Sabseg (onde todos os jogos da segunda liga terão também cobertura televisiva) as suas principais apostas.

No entanto, o canal desportivo aposta também em outras competições, como o campeonato saudita, para o qual se moveram diversos jogadores de renome nos últimos tempos, entre os quais o português Cristiano Ronaldo. “Tem sido a competição com mais ênfase mediático nas últimas semanas, muito por culpa dos jogadores que tem atraído. Será certamente um campeonato muito interessante de acompanhar”, refere a Sport TV.

A vertente feminina “também tem sido uma aposta cada vez mais frequente” do canal, sendo que “este último campeonato do mundo feminino mostrou que é um desporto em forte expansão”, pelo que a Sport TV transmitirá um jogo da Liga BPI em direto, por jornada.

O canal, no entanto, não descura os restantes desportos, como o motorizado, “onde a Fórmula 1, principalmente, mas também o MotoGP, têm atraído muitos fãs, tornando-se novamente muito apetecíveis para quem nos vê”.

“Podemos ainda falar de Ténis, NBA, Golfe, Surf ou Rugby (agora com o mundial a aproximar-se) que têm tido uma aposta cada vez mais concreta uma vez que queremos levar ao público português o melhor que o desporto tem para oferecer nas diversas modalidades”, conclui o canal desportivo em resposta às questões do +M.

Por seu lado, a Eleven, que continua “focada em inovar e melhorar a experiência desportiva, de forma integrada, numa só plataforma“, refere que com a integração da Eleven na DAZN passou a fornecer um “portfólio de conteúdos ainda mais rico, como por exemplo o futebol feminino, o NFL Game Pass ou os desportos de combate“.

No que diz respeito ao futebol feminino, o canal aposta na Liga F (primeira divisão espanhola de futebol feminino), uma competição exclusiva da DAZN, e na recente parceria com a ata football – uma plataforma para conteúdo premium de futebol feminino, que “trará jogos, resumos e muitos conteúdos exclusivos aos subscritores da Eleven na DAZN”, diz Nuno Miranda.

O NFL Game Pass é outra das maiores apostas – tendo sido celebrado um contrato para os próximos 10 anos com exclusividade da modalidade – pelo que a DAZN “será a próxima casa da NFL onde os verdadeiros fãs poderão assistir a todos os jogos da pré-época, campeonato, Super Bowl, documentários e canais em direto 24/7 da NFL Network”.

“Por último, a DAZN traz também o melhor do fighting para Portugal. Competições como boxe, MMA e wrestling poderão ser vistas em modelos de subscrição mensal com acesso aos melhores conteúdos on demand ou através de pay-per-view“, acrescenta o diretor de marketing da Eleven na DAZN.

Mas além dos conteúdos desportivos, a DAZN também vai disponibilizar “várias soluções tecnológicas e experiências interativas como nunca antes vistas em Portugal”, algo que fará com que os clientes “permaneçam mais tempo na nova plataforma e, por sua vez, numa maior proximidade com os fãs de desporto”, refere o responsável pelo marketing do canal.

Sabemos que estamos a trazer algo novo ao mercado; algo que está ao nível dos melhores distribuidores de conteúdos desportivos internacionais. Isso faz-nos crer que os consumidores que já confiavam na Eleven estarão connosco nesta nova fase, num momento em que continuamos focados em trazer-lhes o melhor do desporto, com soluções que priorizam a sua comodidade e entusiasmo

Nuno Miranda

Diretor de marketing da Eleven na DAZN

Referindo que, ano após ano, tem aumentado a sua base de clientes, tanto a nível de operador como na sua plataforma de streaming, Nuno Miranda diz que a Eleven tem conseguido, além de captar novos clientes, fidelizar os mesmos com subscrições de passes semestrais/anuais e “trazer mais fãs a consumir os nossos conteúdos através das várias plataformas digitais e sociais, o que permitiu aumentar o exponencial engagement, tanto em canal como em streaming“.

Estamos confiantes que esta será mais uma época desportiva em que iremos continuar a crescer. Temos uma forte ambição e queremos oferecer a melhor experiência desportiva ao maior número de pessoas”, refere Nuno Miranda.

“O facto de a Eleven ter transitado para a plataforma da DAZN, de ter os direitos de transmissão de diversas competições de diferentes modalidades, de disponibilizar a maior oferta de serviço no maior número de connected devices, bem como uma série de novas funcionalidades focadas em melhorar a experiência do subscritor, dão-nos confiança para uma grande época desportiva“, acrescenta.

Sabemos que estamos a trazer algo novo ao mercado; algo que está ao nível dos melhores distribuidores de conteúdos desportivos internacionais. Isso faz-nos crer que os consumidores que já confiavam na Eleven estarão connosco nesta nova fase, num momento em que continuamos focados em trazer-lhes o melhor do desporto, com soluções que priorizam a sua comodidade e entusiasmo“, conclui o diretor de marketing.

Na DAZN, a nova casa da ELEVEN, são colocados à disposição dos fãs do desporto três passes, os quais podem ser pagos mensalmente ou anualmente:

  • DAZN Eleven – Passe que inclui todos os conteúdos Eleven disponibilizados até agora através do site/app ou nas boxes dos operadores, como UEFA Champions League, Premier League, LaLiga, Bundesliga, Ligue 1, Pro League, DFB Pokal, WTA 100, World Padel Tour, Liga Endesa, Formula E, NFL (3 jogos por ronda da fase regular + playoffs + Super Bowl), entre outros. Disponível a partir de 13,99 euros/mês.
  • DAZN Total – Passe que inclui todos os conteúdos Eleven mais conteúdos exclusivos como UEFA Women’s Champions League, Liga F, NWSL, Frauen-Bundesliga. Oferece também canais ativos 24 horas por dia (como a Red Bull TV), competições de boxe, PFL e MMA, entre outros. Disponível a partir de 19,99 euros/mês.
  • NFL Game Pass – Este passe permitirá aos fãs da modalidade terem acesso a todos os jogos do campeonato de futebol americano (65 jogos de pré-época, 256 jogos da fase regular, bem como a todas as partidas dos playoffs e o Super Bowl), canal NFL Network 24/7, NFL RedZone, NFL Originais, entre outros. Disponível desde 35,25 euros/mês.

Além destes conteúdos que os clientes poderão subscrever, a DAZN disponibiliza ainda uma experiência através da sua aplicação onde os subscritores “poderão seguir e receber notificações das suas equipas e ligas favoritas, multiview até 4 janelas de jogos em direto através da Apple TV, entre outras funcionalidades”, acrescenta Nuno Miranda.

Já a Sport TV não respondeu em concreto quais as opções de subscrição disponíveis mas, pelo que o +M apurou, estão disponíveis os seguintes pacotes (as condições podem depender consoante o operador):

  • Sport TV Premium HD Bilhete de Época (anual) – Acesso aos canais Sport TV 1, 2, 3, 4, 5 e 6 e NBA TV em HD). Disponível por 19,99 euros/mês.
  • Sport TV Premium HD Bilhete de Época + multiscreen (anual) – Acesso aos canais Sport TV 1, 2, 3, 4, 5 e 6 e NBA TV em HD e multiscreen. Disponível por 24,99 euros/mês.
  • Sport TV Premium HD (mensal) – Acesso aos canais Sport TV 1, 2, 3, 4, 5, 6 e NBA TV. Disponível por 25,99 euros/mês.
  • Sport TV Premium HD Multiscreen (mensal) – Acesso aos canais Sport TV 1, 2, 3, 4, 5 e 6 e NBA TV em HD e multiscreen. Disponível por 29,99 euros/mês.
  • Sport TV Passe 5 dias – Acesso aos canais Sport TV 1, 2, 3, 4, 5 e 6 em SD e HD e NBA TV em HD durante cinco dias. Disponível por 14,99 euros/mês.
  • Pack Motores Full Season MS (anual) – Acesso aos canais Sport TV4 e Sport TV5 em HD e multiscreen. Disponível por 4,99 euros/mês.
  • Pack Motores MS (mensal) – Acesso aos canais Sport TV4 e Sport TV5 em HD e multiscreen. Disponível por 7,99 euros/mês.

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