Pessoas +M

Mark Thompson é o novo CEO da CNN Worldwide

Rafael Ascensão,

Thompson foi o substituto encontrado pela CNN para ocupar o cargo deixado vago em junho por Chris Licht, que foi afastado da posição depois de um ano "tumultuoso" na estação televisiva.

Mark Thompson. Foto: Warner Bros Discovery

Mark Thompson, que foi CEO do The New York Times e diretor-geral da BBC, é o novo presidente e CEO da CNN Worldwide, avançou em comunicado a Warner Bros. Discovery, empresa-mãe do canal, esta quarta-feira.

Com cerca de 40 anos de experiência, Mark Thompson será agora responsável por liderar a estratégia, operações e unidades de negócio da CNN, incluindo o seu portfólio de redes, canais e programas globais, bem como os cerca de quatro mil funcionários da CNN. Ao mesmo tempo, será também editor-chefe, sendo o responsável final por todo o conteúdo da CNN.

Atualmente não há um executivo mais experiente, respeitado ou capaz no setor das notícias do que o Mark e estamos entusiasmados por vê-lo juntar-se à nossa equipa e liderar a CNN Worldwide rumo ao futuro”, refere David Zaslav, CEO da Warner Bros. Discovery, citado em comunicado, acrescentando que o novo CEO da CNN é “um verdadeiro inovador que transformou para a era digital duas das organizações de notícias mais respeitadas do mundo”.

Esta nomeação ocorre num período em que o canal de notícias tenta recuperar após um ano e meio difícil, avança o Financial Times, acrescentando que Thompson assume as rédeas da CNN depois de a rede de notícias ter sofrido quedas “acentuadas” nas audiências e ter feito cortes no número de trabalhadores.

Thompson foi o substituto encontrado pela CNN para ocupar o cargo deixado vago em junho por Chris Licht, que foi afastado da posição depois de um ano “tumultuoso” na estação televisiva, “marcado por layoffs, audiências historicamente baixas e pela moral extremamente baixa dos trabalhadores”, escreveu na altura a própria CNN.

Chegado à CNN, Licht rapidamente começou a enfrentar várias críticas depois de a sua primeira ação como CEO ter sido a de desmantelar a CNN+, uma aposta da liderança anterior, vista como o futuro do streaming do canal, explica a CNN. Em dezembro, Licht anunciou demissões de trabalhadores em massa, mas o ponto de rutura parece ter sido um programa que teve Donald Trump como convidado, durante o qual o ex-presidente repetiu alegadas falsidades sobre a sua derrota nas eleições presidenciais de 2020.

Thompson começou a sua carreira na BBC, tendo alcançado o cargo de diretor-geral em 2004. Foi também presidente e CEO do The New York Times entre 2012 e 2020, tendo “aumentado dez vezes as assinaturas digitais pagas e mais do que duplicado as receitas digitais totais da empresa”, relembra a Warner Bros. Discovery. Atualmente atua como presidente da Ancestry desde dezembro de 2020.

Agora com 66 anos, Mark Thompson, o novo CEO da CNN Worldwide, entra em funções no dia 9 de outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.