Pessoas +M

Chris Licht já não é CEO da CNN Worldwide

Rafael Ascensão,

Licht foi afastado da posição depois de um ano "tumultuoso" na CNN, "marcado por layoffs, audiências historicamente baixas e pela moral extremamente baixa dos trabalhadores", escreve a própria CNN.

Foto: Warner Bros Discovery

Chris Licht já não é o CEO da CNN Worldwide, abandonando com efeito imediato o cargo que ocupou há cerca de um ano, avançou em comunicado a Warner Bros. Discovery, empresa-mãe do canal.

Enquanto a empresa procura por um substituto, o posto de liderança agora desocupado vai ser preenchido por Amy Entelis (vice-presidente executiva de desenvolvimento de talentos e conteúdos), Virginia Moseley (vice-presidente executiva editorial) e Eric Sherling (vice-presidente executivo de programação nos EUA) e David Leavy (diretor de operações comercial).

“Eu tenho um grande respeito pelo Chirs, pessoal e profissionalmente”, afirma citado em comunicado David Zaslav, presidente e CEO da Warner Bros. Discovery, acrescentando que o trabalho de liderar a CNN “nunca teria sido fácil, especialmente numa altura de grande disrupção e transformação“.

O presidente e CEO da WBD refere ainda que existe uma “confiança absoluta” na equipa que se encontra de momento, e provisoriamente, a substituir Chris Licht, garantindo que a mesma “vai continuar a lutar pela CNN e pelo seu jornalismo de classe mundial”.

Licht foi afastado da posição depois de um ano “tumultuoso” na CNN, “marcado por layoffs, audiências historicamente baixas e pela moral extremamente baixa dos trabalhadores”, escreve a própria CNN.

“Por várias razões as coisas não correram bem e isso é de lamentar. É realmente de lamentar e, em última instância, isso é culpa minha. Assumo total responsabilidade”, terá dito David Zaslav aos trabalhadores da CNN.

A sua entrada como CEO da CNN deveu-se ao afastamento do CEO anterior, Jeff Zucker, por este não ter divulgado um relacionamento com uma trabalhadora. Chegado à CNN, Licht rapidamente começou a enfrentar várias críticas depois de a sua primeira ação como CEO ter sido a de desmantelar a CNN+, uma aposta da liderança anterior, vista como o futuro do streaming do canal, explica a CNN.

Em dezembro Licht anunciou demissões de trabalhadores em massa, mas o ponto de rutura parece ter sido um programa que teve Donald Trump como convidado, durante o qual o ex-presidente repetiu alegadas falsidades sobre a sua derrota nas eleições presidenciais de 2020 e onde referiu inclusivamente que, caso fosse eleito nas próximas eleições, perdoaria muitos dos seus apoiantes condenados por participarem no ataque ao Capitólio dos EUA, a 6 de janeiro de 2021.

Chris Licht assumiu a posição de CEO da CNN em maio de 2022, após uma carreira na televisão. Mais recentemente, Licht foi vice-presidente executivo da programação especial da CBS e produtor executivo de “The Late Show with Stephen Colbert”. Previamente, desempenhou ainda as funções de vice-presidente da programação da CBS News e foi produtor executivo do programa noticioso matinal “CBS This Morning”. Antes da CBS, Licht foi o co-criador e produtor executivo original de “Morning Joe”, o noticiário matinal da MSNBC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.