Opinião +M

Pedro Pimentel

Do produto ao propósito: a transformação no grande consumo

Propósito sem execução é retórica; execução sem propósito é commodity. O equilíbrio entre ambos sustentará o capital‑marca no futuro próximo.

José Pedro Marques da Silva

O milhão que todos devemos

Se começarmos a somar todos os momentos em que todas as marcas portuguesas se aproveitaram de situações alheias para criar conteúdo, a conta é de fazer corar o orçamento de Estado.

Marcelo Lourenço

O décimo sétimo lugar no ranking

Ser o 17.º profissional mais admirado em qualquer lista não me dá direito a nada - ninguém consegue uma boa mesa num restaurante por ser o décimo sétimo mais admirado.

Gonçalo Boavida

Ser agente da mudança e não apenas espectador

Não há democracia robusta sem espaços claros para a escuta ativa da sociedade. Quando bem regulada, a representação de interesses não é uma ameaça -- é um mecanismo de equilíbrio.

António Fuzeta da Ponte

The dream is Alive

Se as marcas continuarem a acreditar e apostar, os festivais crescem e não definham, a indústria da música e da cultura cresce também e continua a alimentar as nossas paixões, os nossos sonhos.

Catarina Travassos

Não basta contar mulheres

A comunicação pode ser uma ferramenta de progresso ou um instrumento de disfarce, dependendo da intenção e do poder real que acompanha essa representação.

Elgar Rosa

As causas das marcas

Num mundo em que os valores contam, o silêncio deixa de ser neutral para se tornar ruído. E os consumidores, que hoje têm um microfone na mão, estão demasiado atentos.

Vitor Cunha

O pequeno Trump da Covilhã

Com o início do julgamento do ex-primeiro-ministro de Portugal, é interessante analisar o seu estilo de comunicação. Sócrates foi um precursor de um tipo que Donald Trump imita na perfeição.

Vera Carrondo

A eterna batalha entre objetivos e estética

O briefing ideal é cocriado, e não imposto. É um acordo, e não um mandato. E, sobretudo, é dinâmico: evolui à medida que o projeto ou campanha se desenvolve.

Jorge Azevedo

Do fax ao TikTok ou 30 anos nas Relações Públicas

A inteligência artificial já está (literalmente) à porta, mas as Relações Públicas continuarão a ser uma peça-chave na construção da reputação de uma marca ou de uma empresa.

João Santos

Porque gosta o marketing de prémios?

A confiança demora uma eternidade a ser construída e destrói-se em segundos. Obriga a consistência, repetição, entrega e dedicação. Não é fácil de ser conseguida e ainda mais difícil de ser reforçada.

Bárbara Bárcia

Quem disse que não se cria bem na praia?

Nunca ninguém fez um estudo sobre isto, mas não há dúvida de que, deitar-se na toalha e olhar para o céu durante 15 minutos, pode fazer mais pela criatividade do que três reuniões de alinhamento.

Rosália Amorim

A imagem de marca de um país tem asas

Improvisar dá jeito e é um desporto nacional, mas preparar - tudo e sempre - em cima do joelho, não estimar custos mensuráveis e imensuráveis e danos reputacionais é um calcanhar de Aquiles.

Ana Paula Costa

Cannes Lions 2025: O Amanhã Criativo

Os principais destaques do festival focaram-se na intersecção entre inovação tecnológica, impacto social, impacto no negócio e a evolução do papel dos criadores de conteúdo.

Tiago Baldaia

Velhos são os rótulos

Tratar os mais velhos como um bloco é não ver a árvore - nem a floresta. O problema são as ideias feitas, as etiquetas fáceis, as categorias preguiçosas.

Gabriel Augusto

O que vai diferenciar as empresas no futuro?

Neste mundo onde a única certeza é a mudança constante, o sucesso pertence às organizações que compreendem que o seu ativo mais valioso são as Pessoas.

João Guerra

Desenrasquei este artigo

A arte de desenrascar, quando praticada com consciência e propósito, pode transformar-se numa forma elevada de pensamento estratégico.

Pedro Pimentel

Inovar é dar nome ao futuro

Portugal pode ser um mercado desafiante, mas também ser um laboratório. Não só para fora, mas para cima: para um lugar onde os produtos deixam de ser apenas produtos e passam a ser experiências.

Marlene Gaspar

AI, que não sei o que pensar

Precisas de um filme para apresentar um produto? A IA dá-te em 5”. De um conceito para apresentar uma estratégia? Consegues em 10”. Queres um vídeo para apresentar no CA? Tens em 15”. Só que não!

José Pedro Marques da Silva

Quando “conhecer o cliente” se torna assédio digital

O teste da personalização não é quantos dados conseguimos recolher ou quão precisos são os nossos algoritmos. É se conseguimos fazer o consumidor sentir-se compreendido sem se sentir vigiado.

Joana Garoupa

Por um Portugal além dos Clichês, também na Publicidade!

Este artigo não pretende ser um tratado político, mas sim um convite à reflexão. É hora de repensar como as marcas estão a representar aqueles que consomem os seus produtos.

Catarina Travassos

O feriado da memória

Quando falar de escravatura, racismo ou do exercício irresponsável do poder é visto como intrusivo, isso diz mais sobre o desconforto da sociedade com a própria imagem do que sobre o discurso em si.

Vasco Perestrelo

A criatividade precisa de espaço, mas também de urgência

Portugal vai estar presente em Cannes. E estará com ideias corajosas, com vozes novas e com a certeza de que, por cá, continuaremos a fazer o que está ao nosso alcance para dar visibilidade ao talento

Fernando Parreira

Finalmente, temos Ad-Revenue em Portugal!!!

A mensagem do IAB Europa é clara: já não é admissível que Portugal seja o único mercado europeu sem dados oficiais sobre investimento digital.

Vitor Cunha

Entrevista com o Vampiro

Como raio de luz numa noite de breu, o prompt entrou nas nossas vidas e iluminou o horizonte, trazendo promessa de um mundo cheio de máquinas-escravo por preço simbólico.

Francisco Teixeira

Pela riqueza e esperteza… marchar, marchar!

Vale a pena deixar um pedido nos sapatinhos de António Leitão Amaro e de Margarida Balseiro Lopes (...) Um euro investido em conteúdo cria riqueza e esperteza. E a falta que as duas nos fazem…