Opinião +M

Propósito sem execução é retórica; execução sem propósito é commodity. O equilíbrio entre ambos sustentará o capital‑marca no futuro próximo.

Se começarmos a somar todos os momentos em que todas as marcas portuguesas se aproveitaram de situações alheias para criar conteúdo, a conta é de fazer corar o orçamento de Estado.

Ser o 17.º profissional mais admirado em qualquer lista não me dá direito a nada - ninguém consegue uma boa mesa num restaurante por ser o décimo sétimo mais admirado.

Não há democracia robusta sem espaços claros para a escuta ativa da sociedade. Quando bem regulada, a representação de interesses não é uma ameaça -- é um mecanismo de equilíbrio.

Se as marcas continuarem a acreditar e apostar, os festivais crescem e não definham, a indústria da música e da cultura cresce também e continua a alimentar as nossas paixões, os nossos sonhos.

A comunicação pode ser uma ferramenta de progresso ou um instrumento de disfarce, dependendo da intenção e do poder real que acompanha essa representação.

Num mundo em que os valores contam, o silêncio deixa de ser neutral para se tornar ruído. E os consumidores, que hoje têm um microfone na mão, estão demasiado atentos.

Com o início do julgamento do ex-primeiro-ministro de Portugal, é interessante analisar o seu estilo de comunicação. Sócrates foi um precursor de um tipo que Donald Trump imita na perfeição.

O briefing ideal é cocriado, e não imposto. É um acordo, e não um mandato. E, sobretudo, é dinâmico: evolui à medida que o projeto ou campanha se desenvolve.

A inteligência artificial já está (literalmente) à porta, mas as Relações Públicas continuarão a ser uma peça-chave na construção da reputação de uma marca ou de uma empresa.

A confiança demora uma eternidade a ser construída e destrói-se em segundos. Obriga a consistência, repetição, entrega e dedicação. Não é fácil de ser conseguida e ainda mais difícil de ser reforçada.

Nunca ninguém fez um estudo sobre isto, mas não há dúvida de que, deitar-se na toalha e olhar para o céu durante 15 minutos, pode fazer mais pela criatividade do que três reuniões de alinhamento.

Improvisar dá jeito e é um desporto nacional, mas preparar - tudo e sempre - em cima do joelho, não estimar custos mensuráveis e imensuráveis e danos reputacionais é um calcanhar de Aquiles.

Os principais destaques do festival focaram-se na intersecção entre inovação tecnológica, impacto social, impacto no negócio e a evolução do papel dos criadores de conteúdo.

Tratar os mais velhos como um bloco é não ver a árvore - nem a floresta. O problema são as ideias feitas, as etiquetas fáceis, as categorias preguiçosas.

Neste mundo onde a única certeza é a mudança constante, o sucesso pertence às organizações que compreendem que o seu ativo mais valioso são as Pessoas.

A arte de desenrascar, quando praticada com consciência e propósito, pode transformar-se numa forma elevada de pensamento estratégico.

Portugal pode ser um mercado desafiante, mas também ser um laboratório. Não só para fora, mas para cima: para um lugar onde os produtos deixam de ser apenas produtos e passam a ser experiências.

Precisas de um filme para apresentar um produto? A IA dá-te em 5”. De um conceito para apresentar uma estratégia? Consegues em 10”. Queres um vídeo para apresentar no CA? Tens em 15”. Só que não!

O teste da personalização não é quantos dados conseguimos recolher ou quão precisos são os nossos algoritmos. É se conseguimos fazer o consumidor sentir-se compreendido sem se sentir vigiado.

Este artigo não pretende ser um tratado político, mas sim um convite à reflexão. É hora de repensar como as marcas estão a representar aqueles que consomem os seus produtos.

Quando falar de escravatura, racismo ou do exercício irresponsável do poder é visto como intrusivo, isso diz mais sobre o desconforto da sociedade com a própria imagem do que sobre o discurso em si.

Portugal vai estar presente em Cannes. E estará com ideias corajosas, com vozes novas e com a certeza de que, por cá, continuaremos a fazer o que está ao nosso alcance para dar visibilidade ao talento

A mensagem do IAB Europa é clara: já não é admissível que Portugal seja o único mercado europeu sem dados oficiais sobre investimento digital.

Como raio de luz numa noite de breu, o prompt entrou nas nossas vidas e iluminou o horizonte, trazendo promessa de um mundo cheio de máquinas-escravo por preço simbólico.

Vale a pena deixar um pedido nos sapatinhos de António Leitão Amaro e de Margarida Balseiro Lopes (...) Um euro investido em conteúdo cria riqueza e esperteza. E a falta que as duas nos fazem…