Negócios +M

Global Media tem nova administração. Entra José Paulo Fafe, sai Domingos de Andrade

Carla Borges Ferreira,

José Paulo Fafe foi indicado pelo World Opportuny Fund (WOF), que comprou uma participação de 38% na Páginas Civilizadas, de Marco Galinha, que se mantém como "chairman" do Global Media Group.

José Paulo Fafe, Diogo Agostinho e Filipe Nascimento foram esta terça-feira nomeados membros do conselho de administração do Global Media Group (GMG), dono do Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF e O Jogo.

José Paulo Fafe, até ao final de maio administrador do Tal & Qual, foi indicado pelo WOF (World Opportuny Fund), fundo que entrou, com uma participação de 38%, no capital da Páginas Civilizadas, empresa de Marco Galinha, que por sua vez reforçou para 50,25% a sua participação no Global Media Group. De acordo com a informação à qual o +M/ECO teve acesso, está previsto que o fundo aumente ainda mais a sua participação na Páginas Civilizadas.

Marco Galinha mantêm-se como presidente do conselho de administração da Global Media.

A presidência do conselho de administração do grupo de media continua a ser ocupada por Marco Galinha e António Manuel Mendes Ferreira, Paulo Lima de Carvalho e Kevin Ho King Lun permanecem na administração.

Ao que o +M apurou, a comissão executiva será formada por Marco Galinha, José Paulo Fafe, Diogo Agostinho, Paulo Lima de Carvalho e Filipe Nascimento, este último como CFO (chief financial officer). Concluído o processo de reestruturação acionista, deverá ser nomeado um CEO. José Paulo Fafe tem sido o nome apontado, e não confirmado, para as funções.

De saída do conselho de administração estão Domingos de Andrade, também diretor da TSF, e António Saraiva, ex-presidente da CIP, a quem o Global Media Group agradece “todo o empenho e dedicação mostrados ao longo do período em que integraram este órgão”, diz a empresa em comunicado.

Domingos de Andrade e António Saraiva foram nomeados em fevereiro de 2021, altura em que Marco Galinha assumiu a presidência do conselho de administração do grupo e se tornou acionista de referência.

Nas próximas semanas são esperadas outras mexidas no grupo dono do DN e da TSF. Domingos de Andrade, recorde-se, foi nomeado responsável editorial de todas as marcas do Global Media Group, e diretor da TSF, em novembro de 2020. Nessa altura, Rosália Amorim assumiu a direção do Diário de Notícias, que passou a diário em dezembro desse ano, e Inês Cardoso do Jornal de Notícias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.