Universidade do Porto abre primeira residência do plano de 32 milhões de euros
Residência na zona de Cedofeita é a primeira de sete financiadas pelo PRR. Universidade do Porto prevê a construção de três novas unidades e a reabilitação de outras quatro, num total de 1.112 camas.
Está pronta a nova residência universitária Ventura Terra, localizada na zona de Cedofeita, no Porto, a primeira de um total de sete projetos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em 20,5 milhões de euros – os restantes 12 milhões vêm de receitas próprias da Universidade do Porto. Prevê a construção de três novas unidades com um total de 411 camas e a reabilitação de outras quatro existentes que somam 701 camas.
Localizada na Vilela da Carvalhosa, a Residência Universitária Ventura Terra resultou da reabilitação e adaptação de um edifício administrativo. Com capacidade para 54 estudantes e construída no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), acolhe os primeiros alunos no início deste ano letivo e representou um investimento de 1,76 milhões de euros.
A nova residência da Universidade do Porto vai ser inaugurada esta quarta-feira à tarde pelo primeiro-ministro, António Costa. A cerimónia vai contar ainda com as presenças das ministras da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. A visita guiada às instalações está a cargo do reitor António de Sousa Pereira, reeleito em 2022 para cumprir um segundo mandato.
Em março, o responsável máximo da Universidade do Porto assegurou que, “apesar das dificuldades e constrangimentos existentes no setor da construção civil, e da consequente incerteza orçamental”, estes projetos que totalizam um investimento de 32 milhões de euros estavam a “avançar dentro dos prazos previstos” para responder “às dificuldades que os estudantes enfrentam em matéria de acesso ao alojamento” na cidade Invicta.
Esta quarta-feira, antes da inauguração e por volta das 15h30, o primeiro-ministro vai participar na receção oficial aos mais de 4.500 jovens que acabam de garantir colocação na Universidade do Porto, assim como aos alunos portugueses e estrangeiros do primeiro ano de mestrado e doutoramento, num universo superior a 9.000 novos estudantes. Está agendada para o Jardim da Cordoaria, junto ao edifício da Reitoria, e inclui a entrega de um kit de boas-vindas e a realização de concertos e outras atividades de convívio entre estudantes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Universidade do Porto abre primeira residência do plano de 32 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}