Estudantes da Universidade do Porto já podem combinar boleias através de ‘app’

  • Capital Verde
  • 13 Abril 2023

A "boleias FEPianas" passaram da página do Facebook para uma aplicação móvel. Estudantes da Universidade do Porto lançam app de boleias que assenta na partilha de veículo e das despesas.

A Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (AEFEP) lançou uma aplicação de boleias que assenta na partilha de um veículo e das despesas de uma viagem entre os passageiros. O objetivo passa por promover uma alternativa de mobilidade mais económica e ecológica para a comunidade da Universidade do Porto.

Na nota divulgada esta quinta-feira, a associação de estudantes estima que a Ushare by AEFEP possa beneficiar 40 mil pessoas entre estudantes, docentes e colaboradores, sendo o projeto um “reflexo do compromisso da AEFEP com a sustentabilidade ambiental”.

A aplicação móvel surge como uma reestruturação de um “antigo hábito” dos estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, explica o comunicado. Na página do Facebook da instituição, os estudantes organizavam as chamadas “boleias FEPianas”, em que os estudantes combinavam boleias entre si.

Mantendo o mesmo conceito, agora com recurso às novas tecnologias de comunicação, “a AEFEP lança esta solução económica de transporte e amiga do ambiente”, dizem, que pretende não só melhorar a mobilidade urbana, mas também “constituir uma experiência social”.

Os estudantes que queiram aderir ao serviço, terão apenas que instalar a app e fazer o registo recorrendo ao e-mail institucional da Universidade do Porto. Depois de encontrar — ou se for condutor, disponibilizar — boleias para um determinado destino, é estabelecido um contacto com os passageiros ou o condutor para combinar os detalhes do percurso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estudantes da Universidade do Porto já podem combinar boleias através de ‘app’

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião