IAPMEI com 9,7 milhões de pagamentos em atraso a 136 empresas
Segundo o Governo, IAPMEI já pagou 124 milhões de euros a beneficiários do Portugal 2020, apresentando no final de agosto “uma taxa de pagamentos sobre os apoios contratados de 89,7%”.
O IAPMEI tem dezenas de pedidos de reembolso de apoios europeus em atraso, conforme já tinha avançado o ECO. Serão 136 as empresas afetadas, que aguardam por 9,7 milhões de euros, avança o Jornal de Negócios. Na raiz do problema estará a aceitação de projetos acima da dotação prevista, para que todos os fundos no âmbito do Portugal 2020 fossem aproveitados.
Luís Pratas Guerreiro, presidente do conselho de administração, já reconheceu que o IAPMEI está com “constrangimentos pontuais de tesouraria”, porque era necessário garantir a “plena absorção das verbas comunitárias”. O líder da Agência para a Competitividade e Inovação assegurou também que, em setembro, “já se verificou a intensificação do regular fluxo financeiro dos reembolsos e subsequentes pagamentos”.
Já o Ministério da Economia refere que, “antecipando as quebras nos valores dos financiamentos do Portugal 2020, resultantes, quer da desistência e anulação de operações, quer da não utilização integral dos financiamentos contratados, foram aprovados projetos em overbooking, acima da dotação orçamental prevista”. Segundo o ministério, o IAPMEI já pagou 124 milhões de euros a beneficiários do Portugal 2020, apresentando no final de agosto “uma taxa de pagamentos sobre os apoios contratados de 89,7%”, sendo assim “a mais elevada de todos os organismos intermédios”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IAPMEI com 9,7 milhões de pagamentos em atraso a 136 empresas
{{ noCommentsLabel }}