Lloyds rejeita oferta de mil milhões de libras da família Barclay pelo The Telegraph
O banco quer vender através de leilão. Analistas não esperam que o preço de venda supere os 600 milhões de libras (cerca de 687 milhões de euros), tendo por base comparações de mercado.
O Lloyds Banking Group rejeitou uma oferta de mil milhões de libras (cerca de 1144 milhões de euros) da família Barclay, que pretendia recuperar a posse do The Daily Telegraph. O jornal britânico foi colocado à venda em junho pelo banco, a quem o jornal detido pela família Barclay deve cerca de 1,1 mil milhões de libras, refere o Financial Times.
O grupo bancário pretende que a família liquide a dívida com uma oferta financiada de forma transparente ou proceda a uma licitação num leilão, que deverá ser concluído no início do próximo ano, referem fontes relacionadas com o negócio, citadas pelo FT.
O Lloyds considera que a família Barclay ainda não apresentou provas suficientes de ter os fundos necessários, embora o envio de uma carta ao banco sugira que a oferta foi apoiada pelo First Abu Dhabi Bank, tendo uma fonte próxima da família afirmado que a carta do banco de Abu Dhabi sobre o financiamento deveria ser suficiente para confirmar a viabilidade da oferta.
Segundo fontes familiarizadas com o negócio, a família Barclay ainda vai tentar negociar um acordo para recomprar a dívida antes do final do mês, refere também o FT, acrescentando que o leilão está a decorrer dentro do planeado, prevendo-se que a primeira volta de licitações aconteça durante as próximas semanas e que a conclusão do processo suceda no primeiro trimestre de 2024.
Entre os outros licitadores está incluído um consórcio liderado por William Lewis e a National World. A News UK, de Rupert Murdoch, também demonstrou interesse. O Financial Times refere também que alguns dos licitadores tentaram abordar o Lloyds Banking Group sobre um possível acordo para a compra da dívida mas que foram informados de que o banco só quer proceder à venda através de leilão.
Os analistas não esperam que o preço de venda do The Telegraph supere os 600 milhões de libras (cerca de 687 milhões de euros), tendo por base comparações de mercado, diz o FT.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.