Falta executar 1,89 mil milhões do Portugal 2020 até ao final do ano
O Portugal 2020 já apoiou mais de 38 mil empresas através do Sistema de Incentivos, sendo que mais de seis mil empresas receberam apoios à internacionalização. Taxa de execução é de 93%.
Até ao final do ano ainda é necessário executar 1,89 mil milhões do Portugal 2020. De acordo com os dados disponibilizados pelo Portugal 2020 foram executados 25 mil milhões de euros até 30 de setembro. No entanto, a taxa de compromisso é de 116%.
Com 25 mil milhões de euros executados até 30 de setembro, a taxa de execução está nos 93%, sendo que a totalidade das verbas tem de estar executada até ao final do ano, sob pena de terem de devolver verbas a Bruxelas.
As infografias trimestrais do Portugal 2020, revelam ainda que o Programa Operacional Capital Humano é o que apresentada a taxa de execução mais elevado 107%, seguido do PO Inclusão Social e Emprego 102% e com Compete (99%). Só os PO de Lisboa e da Madeira têm taxas de execução acima da média do PT2020, porque também têm dotação mais reduzidas já que não são consideradas zonas de convergência.
O Algarve está na mesma circunstância, mas é o terceiro PO com pior taxa de execução (84%). De sublinhar que os Programas de Desenvolvimento Rural dos Açores e da Madeira são os piores, mas tiveram um reforço de 1,03 mil milhões de euros do seu envelope inicial para “apoiar o período transitório de 2021-2022 em setembro 2021 que tem como consequência uma quebra de série e menores taxas de execução”.
O Portugal 2020 já apoiou mais de 38 mil empresas através do Sistema de Incentivos, sendo que mais de seis mil empresas receberam apoios à internacionalização. O quadro comunitário que agora termina apoio ainda mais de 129 mil trabalhadores em ações de formação em contexto empresarial 871 serviços da Administração Pública.
Portugal é o sexto país que recebeu mais verbas da Comissão Europeia no âmbito do quadro financeiro que agora termina e, até final do terceiro trimestre, foram transferidos 23,58 mil milhões de euros da Comissão Europeia (CE) para Portugal, “como resultado da execução das operações financiadas no PT2020″.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Falta executar 1,89 mil milhões do Portugal 2020 até ao final do ano
{{ noCommentsLabel }}