Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro aposta numa adega mais sustentável
Com uma área de 632 metros quadrados, o edifício disponibilizará equipamentos para estudantes e investigadores acompanharem os diferentes estágios de produção vínica.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) inaugura, esta quarta-feira, uma adega com uma área de 632 metros quadrados. O edifício distingue-se por ser “ambientalmente sustentável e com equipamentos de última geração”.
“Esta empreitada de ampliação do edifício de enologia é um marco significativo no contributo da UTAD para o desenvolvimento da viticultura e da enologia na região, firmando-se o compromisso da academia com a sustentabilidade ambiental”, afirma o pró-reitor para o planeamento, território e património, Ricardo Bento, citado em comunicado.
O edifício disponibilizará de diversos equipamentos para estudantes e investigadores acompanharem os diferentes estágios de produção vínica, desde a fermentação ao estágio (em garrafa, cubas ou barricas) até ao engarrafamento.
A obra inclui uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (Fito-ETAR). Este sistema recorre a uma Solução baseada na Natureza (NbS) que vai permitir que a UTAD possa tratar eficazmente os efluentes gerados durante o processo de vinificação, reutilizando a água residual na irrigação de áreas agrícolas no campus. Para o mesmo fim, será ainda implementado um sistema de aproveitamento de águas pluviais.
Esta nova estrutura de apoio ao processo de ensino-aprendizagem na área da enologia vai servir de palco à “Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine & Cheese Collection”, um evento que dará a conhecer um quarteto de vinhos e um trio de queijos produzidos por antigos estudantes da academia transmontana.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro aposta numa adega mais sustentável
{{ noCommentsLabel }}